Montenegro foi a Cascais participar nas jornadas parlamentares do PPE e aproveitou para elogiar António Costa

2 meses atrás 43

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, não esteve presente de manhã na recepção ao Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa acabou por ser recebido por Ursula Von Der Leyen, Roberta Metsola… e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Luís Montenegro chegou apenas à tarde e para estar pouco tempo. Mas o suficiente para subir ao palco e deixar (mais uma vez) um grande elogio a um ex-rival - António Costa. 

"Apesar de famílias políticas diferentes, empenhei-me pessoalmente e em nome do governo, para que um socialista poder ser o próximo presidente do Conselho Europeu”, referiu o primeiro-ministro. 

Mas tantos elogios também funcionam como um pedido de troca. 

"Temos justificadas razões para esperar dos outros comportamentos que tivemos com eles. Nos próximos dias e próximas semanas, outras famílias políticas possam ser parte ativa e consequente da eleição da próxima presidente do Parlamento Europeu e da próxima presidente da Comissão Europeia” acrescentou. 

Ursula von der Leyen e Roberta Metsola devem ser confirmadas nos próximos tempos. Com o apoio de socialistas e liberais europeus e com um primeiro-ministro português a tentar conciliar pontos de vista diferentes para tentar estancar o crescimento da extrema-direita europeia.

Ler artigo completo