Montenegro sobre os incêndios: "Vamos passar horas difíceis nos próximos dias"

2 dias atrás 27

16 set, 2024 - 21:24 • Ricardo Vieira

Governo prolongou estado de alerta e criou equipa interministerial para apoiar populações afetadas pelos incêndios.

Veja também:

Incêndios em Portugal ao minuto

O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira o prolongamento do estado de alerta por mais 48 horas, até às 23h59 de quinta-feira. Luís Montenegro avisa que os próximos dias serão difíceis em matéria de incêndios.

Em declarações na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Luís Montenegro disse que foi já criada uma equipa no Governo para ajudar os concelhos mais afetados pelos incêndios.

"Do ponto de vista do apoio às populações e autarquias atingidas, foi criada uma equipa multidisciplinar do Governo, coordenada pelo ministro adjunto e da Coesão Territorial, que se vai instalar amanhã de manhã no concelho de Aveiro. Já está a programar e a agendar reuniões com autarcas dos municípios mais atingidos e que vai integrar elementos dos ministérios das Infraestruturas e Habitação, da Saúde, da Educação, da Agricultura, da Administração Local."

O primeiro-ministro deixa uma palavra de serenidade, mas avisa que as dificuldades vão continuar nos próximos dias.

"Dentro desta palavra de tranquilização e serenidade é preciso realismo. Vamos passar horas difíceis nos próximos dias, temos de nos preparar para isso e temos de nos juntar”, declarou Luís Montenegro.

O chefe do Governo lamenta as vítimas causadas pelos incêndios e apela a que a população cumpra as instruções das forças de segurança e dos bombeiros, nomeadamente em matéria de evacuações e corte de estradas.

Montenegro disse que acionou o pedido de ajuda europeia assim que os requisitos foram atingidos e disse que foi um processo rápido.

O primeiro-ministro diz que está a fazer tudo para reforçar os meios de combate aos incêndios, mas isso também depende da disponibilidade dos outros países.

Destaques V+

Ler artigo completo