Morreu Geoff Capes, o homem mais forte do mundo e das 12.000 calorias/dia

2 horas atrás 17

O desporto mundial está, esta quarta-feira, de luto pela morte de Geoff Capes, o homem que fez história ao conquistar, por duas vezes ao longo da extensa carreira, a vitória na competição de Homem Mais Forte do Mundo, aos 75 anos de idade.

"A família de Geoffrey Capes gostaria de anunciar o seu triste falecimento, hoje, dia 23 de outubro. O melhor lançador de pesos da Grã-Bretanha e duas vezes o homem mais forte do mundo", pode ler-se na curta nota partilhada pelos entes queridos do próprio, através das plataformas oficiais.

Natural de Lincolnshire, Geoff Capes é um dos atletas mais laureados da história do desporto britânico, tendo arrecadado duas medalhas de ouro nas provas de lançamento do peso, quer nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta, quer dos Jogos da Commonwealth.

Além disso, somou três participações em Jogos Olímpicos, tendo sido sexto classificado, em Montreal, em 1976, e quinto, em Moscovo, em 1980. Isto, sem esquecer que ainda detém o recorde de maior lançamento da Grã-Bretanha, de 21,68 metros.

Com 1,96 metros de altura e 170 quilogramas de peso, este 'gigante' tinha hábitos que iam além do que é considerado normal para qualquer ser humano, tal como ficou à vista por uma reportagem exibida pela estação televisiva BBC, em 1976.

Na altura, Geoff Capes conseguia erguer 120 toneladas de peso, o equivalente a 18 autocarros de dois pisos. Para tal, consumia cerca de 12.000 calorias por dia, ingerindo 2,7 quilogramas de carne vermelha, 680 gramas de requeijão, sete quilos de leite e não só.

Ler artigo completo