Morreu um dos tripulantes do bombardeiro russo que caiu em Stavropol

5 meses atrás 79

Dois outros tripulantes do bombardeiro Tu-22M3 foram encontrados vivos e as equipes de resgate ainda procuram o quarto, acrescentou.

Ainda não se sabe se o bombardeiro de que fala o governador e que caiu na região de Stavropol é o mesmo que o exército ucraniano afirmou ter abatido hoje de manhã.

A Força Aérea Ucraniana anunciou hoje ter abatido um bombardeiro russo Tu-22M3 de longo alcance, pela primeira vez desde o início da invasão lançada por Moscovo.

"Pela primeira vez, unidades de mísseis antiaéreos da Força Aérea e em cooperação com a inteligência de defesa da Ucrânia destruíram um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3, que transportava 22 mísseis de cruzeiro X", revelou o comandante da Força AéSBrea na plataforma de mensagens Telegram.

Moscovo assumiu a queda de um bombardeiro Tu-22M3 na região de Stavropol, quando regressava à sua base após completar uma missão de combate, mas disse que os dados preliminares apontavam para um defeito técnico.

O Ministério da Defesa russo disse que o bombardeiro não transportava mísseis e caiu numa área despovoada, sem causar qualquer destruição.

O Tu-22M3 (Backfire, segundo classificação da NATO) é um bombardeiro supersónico com asas de geometria variável e capaz de transportar armas nucleares.

Esta classe de bombardeiros tem sido usada pela Rússia para atacar a Ucrânia com mísseis a partir do seu próprio espaço aéreo, longe do alcance das defesas aéreas ucranianas.

Leia Também: Avião militar russo cai em Stavropol. Eis o (impressionante) vídeo

Ler artigo completo