Mota-Engil e BCP lideram perdas num dia negativo em Lisboa e na Europa

3 meses atrás 93

A bolsa de Lisboa registou perdas acentuadas e o PSI terminou a sessão a negociar no ‘vermelho’, a par das mais importantes congéneres europeias.

A bolsa de Lisboa acompanhou as perdas europeias na sessão desta terça-feira e o índice PSI caiu 1,41%, para os 6.634 pontos.

A Mota-Engil foi protagonista da queda mais forte, na ordem de 2,82%, até aos 3,584 euros por ação, ao passo que o BCP recuou 2,79% e ficou-se pelos 0,349 euros. A Navigator resvalou 2,41%, para os 3,718 euros, enquanto a Semapa perdeu 1,92%, até aos 14,34 euros.

Por outro lado, destaque para os CTT, cuja cotação de mercado subiu 1,17% e os títulos estavam a ser negociados em 4,33 euros.

Entre os principais índices europeus, é notório o sentimento negativo, sendo que o maior tombo foi registado em Itália e ascendeu aos 1,94%, seguido pelo principal índice espanhol, que contraiu 1,56%, ao passo que França derrapou 1,33%. Mais atrás, o Reino Unido perdeu 1,06% e o índice agregado Euro Stoxx 50 escorregou 1,04%, ao passo que a Alemanha desceu 0,70%.

O preço do barril de crude está a registar uma alta de 0,56% nas negociações, até aos 82,09 dólares.

As bolsas europeias registaram uma sessão negativa, com o sentimento generalizado a todos os setores do Stoxx 600″, assinala-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

“A instabilidade política em França depois da vitória da extrema-direita nas eleições para o Parlamento Europeu no passado domingo ter levado o presidente francês a convocar eleições antecipadas, foi um dos fatores de pressão”, de acordo com os analistas.

“Os investidores parecem ainda registar alguma ansiedade na véspera de importantes comunicações nos EUA, uma vez que amanhã é divulgada a evolução da inflação e chega o evento mais aguardado da semana – as decisões de política monetária da Fed”, pode ler-se.

“É praticamente certo que a Reserva Federal norte-americana mantenha a taxa de juro inalterada, mas a expectativa está sobre os sinais sobre o início do início do ciclo de descida”, acrescentam os mesmos analistas.

Ler artigo completo