Moto3 2024 – David Alonso faz história e sagra-se campeão!

3 horas atrás 22

david alonso

Hoje, no circuito Mobility Resort Motegi, na corrida do Grande Prémio do Japão, fez história na categoria mais pequena do Mundial quando David Alonso (CFMoto Gaviota Team Aspar) cruzou a linha de meta. Isto porque as contas do título de Moto3 ficaram desde já fechadas, com o jovem colombiano a sagrar-se campeão mundial de Moto3!

David Alonso, que é denominado nas redes sociais pelos responsáveis do MotoGP como o #BabyGOAT, fez história este domingo ao tornar-se no primeiro piloto colombiano a sagrar-se campeão mundial de Grandes Prémios em qualquer classe, deu à CFMoto o seu primeiro título, e tornou-se também no piloto com maior número de vitórias em Moto3: 14 vitórias.

Estes destaques são apenas alguns dos muitos que podemos realçar numa temporada que ainda não terminou (faltam 4 Grandes Prémios), sendo que David Alonso não parece interessado em abrandar o ritmo e promete continuar a fazer história no que falta disputar em 2024.

A vitória no Grande Prémio do Japão foi o culminar de uma temporada em que o jovem colombiano dominou a categoria Moto3. E logo na sua primeira oportunidade, Alonso não deixou escapar a conquista do seu primeiro título mundial.

david alonso

O caminho para a glória mundial iniciou-se em 2019 quando competiu no European Talent Cup, o troféu que integral o programa Road to MotoGP. Na primeira temporada, David Alonso subiu ao pódio quatro vezes e terminou em 5º na classificação final.

No ano seguinte, 2020, viria a sagrar-se vencedor do ETC já com a equipa Aspar, tendo dividido as suas atenções ao competir igualmente na Red Bull Rookies Cup onde viria a ser 4º no final do ano, tendo vencido uma corrida.

Em 2021, venceu a Red Bull Rookies Cup colecionando seis vitórias, tendo depois progredido para o FIM JuniorGP, sempre com a Aspar. Venceu também uma corrida nesse campeonato, e depois seguiu a sua carreira já no Mundial de Velocidade, ascendendo à categoria Moto3.

Em 2023, na sua temporada de “rookie”, David Alonso necessitou de apenas quatro corridas para reclamar para si a primeira vitória no mundial. Tornou-se no primeiro colombiano a conseguir esse feito. Mais três vitórias nesse ano e outras tantas corridas em 2º permitiram a David Alonso fechar o ano de estreia nas Moto3 num fantástico e prometedor 3º lugar final.

Esta temporada começou com David Alonso como claro favorito ao título. E o colombiano da CFMoto Gaviota Team Aspar não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo para já 10 corridas e assegurando o título com uma grande vitória no GP do Japão.

Uma carreira ainda curta, mas que deixa antever que no futuro David Alonso será um dos grandes nomes a competir no MotoGP.

Destaques de David Alonso

– É o primeiro colombiano a assegurar um título mundial de Grandes Prémios. A Colômbia torna-se na 20ª nação a conseguir ter, pelo menos, um título mundial. David Alonso é o primeiro da América Latina a assegurar um título mundial de GP desde Carlos Lavado em 1986, piloto venezuelano que foi campeão de 250 cc;

– É a primeira vez que um piloto da CFMoto conquista o título de Moto3;

– David Alonso venceu por 14 vezes, tornando-se no piloto com maior número de vitórias na categoria Moto3. Romano Fenati era o recordista com 13 vitórias. Com 10 vitórias numa só temporada, o piloto colombiano junta-se a Marc Márquez, Joan Mir e Fausto Gresini como pilotos com uma dezena de vitórias na categoria mais pequena do mundial. O recorde é de Valentino Rossi com 11 vitórias;

– Ao conseguir sagrar-se campeão de Moto3 com quatro Grandes Prémios por disputar antes do final da temporada, David Alonso torna-se no primeiro piloto a conseguir assegurar o título tão cedo na temporada desde Brad Binder em 2016;

– Desde a introdução da categoria Moto3 em 2012, Alonso (18 anos e 164 dias) é o terceiro mais jovem a conseguir ser campeão. Em segundo está Izan Guevara (18 anos e 100 dias) e o mais novo de sempre é Pedro Acosta (17 anos e 166 dias);

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!

Ler artigo completo