Moto3 impróprio para cardíacos em Assen: Iván Ortolá ganhou num dramático duelo com o homem da casa

1 dia atrás 33

Iván Ortolá regressou às vitórias no GP dos Países Baixos de Moto3. Numa corrida decidida apenas em cima da meta, o piloto conseguiu ganhar pela primeira vez em mais de um ano, uma vez que não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP de Espanha de 2023.

No arranque, Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda) aproveitou a pole position para se manter na frente, ao passo que Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) subiu de quarto a segundo, antes de ultrapassar o líder. Taiyo Furusato (Honda Team Asia) ficou, assim, em terceiro.

A classificação nos lugares cimeiros manteve-se assim até que, a 17 voltas do fim, Piqueras perdeu posições para Furusato e Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP). Apesar da estabilidade, o pelotão continuava muito chegado.

The fight for 3rd is ON! 🔥@Angelpiqueras18 is having the upper hand so far behind @IvanOrtola48 and @Taiyofurusato72 ⚔️#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/a58KxPQgCb

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 30, 2024

Duas voltas depois, Piqueras recuperou posição face a Veijer, passando a ser terceiro. Enquanto Ortolá se ia mantendo no comando, atrás de si existiam várias trocas de posição, com um grupo grande de pilotos na luta.

A 11 voltas do fim, o top sete cabia em menos de um segundo. Mudança de líder uma volta mais tarde, com Veijer no topo da sua ronda caseira pela primeira vez. Ortolá perdeu posição também para Furusato nesse momento, mas não tardou em recuperá-la.

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 30, 2024

Quando faltavam sete voltas, Furusato deu uma queda considerável na classificação, para sétimo, e Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda) chegou pela primeira vez às posições de pódio. A cinco voltas do término, mais mudanças significativas: Ortolá desceu a quinto, enquanto Alonso chegou a segundo.

O intenso duelo pelos lugares de pódio continuava, enquanto Veijer conseguiu abrir uma margem mais sólida na liderança. As trocas de posição continuavam a ser constantes, com muitos pilotos envolvidos na luta. Tudo estava em aberto no início da última volta da corrida.

Na última volta, Veijer esteve sob pressão de Ortolá, sendo a luta pelo triunfo entre os dois. O espanhol consumou a ultrapassagem mesmo antes da última chicane. Veijer contra-atacou na saída e quase recuperou a liderança em cima da meta, mas teve de se contentar com o segundo lugar a 0,012s.

🏁 #Moto3 RACE 🏁@IvanOrtola48 WINS by 0.012s in an INCREDIBLE PHOTO FINISH🤯#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/gIinkGNzWr

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 30, 2024

Também na última volta, Muñoz garantiu o lugar mais baixo do pódio, com José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) e Alonso a fecharem o top cinco. Para o colombiano, que lidera o campeonato, é o fim de uma sequência de três vitórias consecutivas. Daniel Holgado (Red Bull KTM Tech3) foi apenas 11.º, e assim perdeu o segundo posto do Mundial para Veijer.

Ler artigo completo