Motorista de 'app' cobrou pelo uso de ar condicionado no Brasil

9 meses atrás 73

O motorista de uma empresa transporte privado deixou um recado no carro, no qual indicava que o uso do ar condicionado teria de ser pago – definindo também um número de quilómetros mínimo.

O caso aconteceu no Rio de Janeiro, no Brasil, e foi denunciado por uma advogado que estava a usar a Uber, e que se viu surpreendida com esta situação.

“Já peguei UberX algumas vezes e eles sempre dizem que o ar condicionado só liga no Comfort [modalidade do aplicativo com carros mais confortáveis e corridas mais caras]. Hoje, eu chamei um Uber e era um horário de muita demanda. O valor do UberX, que eu pedi, estava o mesmo que costuma ser um Uber Comfort. Eu entrei no carro e os vidros estavam abertos com esse comunicado nos bancos, dizendo que o ar condicionado não podia ser ligado e ele cobrava uma taxa extra mínima de cinco reais”, contou Karina Bruno ao g1.

A advogada apontou que se sentiu “impedida” de fazer uso desta opção, uma vez que sentiu que o recado estava ali para que os clientes não pedissem que o ar condicionado fosse ligado.

“Não acho que devo pagar além do que o aplicativo está cobrando. Ele ainda coloca os dados do PIX [aplicação para transferir dinheiro] e imputa ali uma taxa mínima. Eu me senti muito desconfortável na situação”, contou.

No comunicado no banco do carro estava ainda o número para o qual o dinheiro poderia ser transferido – ainda que também houvesse uma nota de que este valor podia ser pago em numerário.

“Conforme orientação da empresa Uber, o carro (UberX) não dá direito ao uso do ar condicionado, sendo assim, caso o passageiro queira utilizar o ar, peço uma ajuda de 0,50 centavos por quilómetro rodado (sic). Valor mínimo de 5,00 reais. Valor este que pode ser pago em dinheiro, cartão e PIX”, lia-se na nota.

A publicação brasileira questionou a Uber acerca desta questão, e a empresa esclareceu que “usuários não devem aceitar cobranças realizadas fora da plataforma da Uber, que representam violação ao Código e podem levar à desativação da conta responsável”.

A Uber prestou ainda mais esclarecimentos, adiantando que  “não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso [do ar condicionado] durante as viagens, independentemente da modalidade”.

Leia Também: Há acordo sobre legislação para trabalhadores da Uber e Glovo

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo