Mourinho despede-se da Roma e lembra conquista da Liga Conferência Europa

8 meses atrás 84

"Arrivederci, Roma [Adeus Roma]", indica a conta oficial de José Mourinho na rede social X (ex-Twitter), em referência ao título e refrão de uma das mais célebres canções italianas, composta em 1955 por Renato Rascel, com letra de Pietro Garinei e Sandro Giovannini.

A mensagem surge acompanhada de uma fotografia em que José Mourinho está a erguer a taça atribuída ao vencedor da Liga Conferência Europa, ao lado de alguns jogadores da Roma, após a conquista da terceira prova europeia de clubes, na época 2021/22.

O técnico português deixou a Roma após três jogos sem vencer na Liga italiana de futebol e a eliminação frente à rival Lazio na Taça da Itália, na sua terceira época no emblema romano.

"A Roma anuncia que José Mourinho e os seus colaboradores técnicos deixam o clube com efeito imediato", revelou hoje o clube, nono classificado na Série A, com 29 pontos, menos 22 do que o líder Inter Milão, após 20 jornadas.

Mourinho, de 60 anos, chegou ao emblema 'giallorosso' em maio de 2021, sucedendo, então, a Paulo Fonseca, e deixa o cargo seis dias depois da eliminação nos quartos de final da Taça no terreno da eterna rival Lazio, e de o português Tiago Pinto ter anunciado o fim do seu ciclo como diretor desportivo do clube.

Já depois da eliminação na Taça, a Roma foi derrotada na visita ao AC Milan, por 3-1, em jogo disputado no domingo, na 20.ª jornada da Liga italiana.

No emblema romano, Mourinho conquistou a Liga Conferência Europa, em 2021/22, tornando-se o primeiro treinador a erguer as três taças continentais de clubes, depois da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10, e da Liga Europa, em 2002/03 e 2016/17.

Na capital italiana, além da conquista da Liga Conferência Europa, Mourinho chegou à final da Liga Europa, na época passada, tendo sido batido pelo Sevilha, sem ir além do sexto lugar no campeonato, em 2021/22 e 2022/23.

A saída da Roma, o 10.º clube orientado por Mourinho, representa também o quarto despedimento sucessivo do técnico, depois de Chelsea, em 2015, Manchester United, em 2018, e Tottenham, em 2021.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo