MSI mostra nova versão da placa para SSD PCIe 5

3 meses atrás 104

A MSI acaba de apresentar uma placa de expansão para instalação de SSD M.2 que, à primeira vista, é muito parecida com uma placa gráfica. A placa, denominada M.2 Xpander-Aero Slider Gen 5, foi mostrada em primeiro lugar na Computex 2024 que decorreu na semana passada em Taipé. O novo modelo é compatível com SSD PCIe 5 que são instalados em pequenos tabuleiros que podem removidos e instalados facilmente a partir da parte de trás do PC.

No passado, a empresa já tinha disponibilizado uma placa semelhante, mas esta nova versão tem algumas diferenças. A versão anterior era compatível com SSD PCIe 3.0 e tinha espaço para quatro unidades. A versão actual foi actualizada para ser compatível com unidades PCIe Gen 5, que oferecem o dobro da largura de banda dos PCI Gen 4. A quantidade de SSD que é possível instalar passou para duas e, em vez de instalar os SSD directamente na placa, as unidades são instaladas em tabuleiros que, por sua vez, são inseridos por baixo do dissipador de calor.

AeroImagem – Tom’s Hardware

Naturalmente, este sistema facilita muito a instalação e remoção das unidades em relação à versão anterior. Na versão PCIe 3, o utilizador tinha de remover o dissipador de calor, instalar os SSD e voltar a montar o sistema de arrefecimento na placa. Uma outra novidade é que, graças a este sistema de montagem, é possível inserir e remover SSD sem ter de desligar o computador.

Esta nova placa permite instalar dois SSD M.2 até 22110. SSD com estas dimensões são bastante raros, mas é interessante saber que é possível usá-las. A maioria dos SSD M.2 disponíveis no mercado doméstico são 2280, substancialmente mais curtos que os que podem ser usados nesta placa. A ventoinha do sistema de arrefecimento desliga-se automaticamente se as ranhuras dos SSD estiverem vazias, mas também pode ser desligada manualmente caso o utilizador assim o deseje. Até porque, na maioria dos casos, os SSD PCIe 4 não necessitam de arrefecimento activo ao contrário dos PCIe 5 que funcionam a temperaturas mais altas e, por isso, é preciso um arrefecimento mais robusto.

Ler artigo completo