Muita cabeça para o primeiro triunfo sanjoanense

6 meses atrás 53

* por Tiago João Lopes

Na quarta jornada da série 1, da fase de manutenção da Liga 3, a Sanjoanense surpreendeu o líder Fafe no seu reduto e venceu por 0-2. Com ambos os golos a serem marcados de cabeça, o conjunto de São João da Madeira pode respirar melhor na tabela, ainda sem deixar a última posição.

Primeira parte de poucas oportunidades, mas boas. Apesar de ter entrado melhor na partida, com personalidade e a dominar, o Fafe foi-se apagando aos poucos e entregando a iniciativa à Sanjoanense. À passagem do primeiro quarto de hora, Dinho teve tudo para fazer o primeiro, mas acertou nas «orelhas» da bola e, na recarga, Luiz Gustavo, também em boa posição, atirou por cima e não foi capaz de fazer melhor.

A partida foi caindo de ritmo e só perto do intervalo é que se voltou a criar grande perigo. Na sequência de um pontapé de canto, Joel Silva viu bem de perto a barra negar-lhe o golo inaugural. Na resposta, novamente por Dinho, os forasteiros estiveram mais uma vez perto de balançar as redes, mas Galil esticou-se todo para parar o cabeceamento do avançado.

Os pupilos de Henrique Nunes deram continuidade ao crescimento da primeira parte e chegaram cedo ao golo na segunda. João Oliveira viu Marcelo em boa posição na grande área e o avançado fez o que lhe compete, ganhou a frente a Guilherme Silva e, de cabeça, colocou no poste mais distante. Poucos minutos depois, novamente de cabeça, Landry Nkolo saltou sem marcação ao segundo poste e fez o 2-0.

Até ao apito final, os «justiceiros» fizeram um forcing para reduzir e tiveram duas excelentes oportunidades para tal, contudo, nem Pedro Matos nem Joel Silva foram capazes de bater Diogo Almeida, uma autêntica muralha!

O Fafe mantém a liderança isolada, com 14 pontos, enquanto os «alvinegros» o último lugar, com seis. Com este triunfo muito importante nas contas da manutenção, o primeiro nesta fase de despromoção, a equipa de São João da Madeira continua a ver a luz ao fundo do túnel bem acesa, a dois pontos de deixar os últimos lugares.

Ler artigo completo