No dia do primeiro aniversário do museu do parlamento dos Açores, o responsável salientou "o impacto transformador do espaço na comunidade, como um verdadeiro epicentro da história e cultura dos Açores, um lugar onde a memória e a identidade açorianas se entrelaçam".
Luís Garcia referiu que o museu "já acolheu cerca de 1.500 visitantes" e "vai além de um simples local de exposição" como "ponto de encontro, de diálogo e de aprendizagem".
"As tertúlias 'Conversas de Abril', organizadas no âmbito do cinquentenário do 25 de Abril de 1974, são um exemplo vivo de como este espaço tem sido um catalisador para a educação cívica, especialmente dos mais jovens", considerou.
O museu recebeu mais de 500 crianças e estudantes das escolas dos Açores, "consolidando-se como um recurso educativo vital para formar cidadãos mais informados e participativos", acrescentou.
"Visitar este espaço é muito mais do que uma simples observação de artefactos históricos. É uma viagem pelo percurso autonómico dos Açores, um encontro com os ideais e valores que sustentam a nossa sociedade democrática", refere-se na nota de imprensa.
Leia Também: Bolieiro destaca papel da Marinha como parceira nas políticas do mar