Nancy Pelosi junta-se à onda de apoio de Kamala Harris

2 meses atrás 87

Eleições nos EUA

22 jul, 2024 - 20:15 • João Pedro Quesado

Partido Democrata abraçou rapidamente a candidatura presidencial da vice-presidente, logo depois da desistência de Joe Biden. A campanha democrata conseguiu angariar 50 milhões de dólares online apenas no domingo.

Nancy Pelosi, a ex-líder da Câmara dos Representantes e uma das democratas mais influentes, anunciou esta segunda-feira que apoia a candidatura de Kamala Harris à nomeação democrata para a Presidência dos Estados Unidos da América (EUA). 24 horas depois de Joe Biden anunciar a desistência das eleições presidenciais de novembro, Harris parece ter evitado qualquer candidatura rival, cimentando-se como a próxima adversária eleitoral de Donald Trump.

Em comunicado, Pelosi declarou com “imenso orgulho” que o seu “apoio entusiástico a Kamala Harris para Presidente é oficial, pessoal e política”.

“Não se enganem: Kamala Harris como mulher na política é brilhantemente astuta – e tenho plena confiança que nos vai levar à vitória em novembro”, acrescentou a democrata da Califórnia.

Nancy Pelosi não tinha mencionado Kamala Harris no comunicado sobre a desistência de Joe Biden, em que elogiou a decisão como uma demonstração de verdadeira liderança. Essa ausência foi bastante visível, já que, de acordo com o “The New York Times”, Pelosi preferia um processo de nomeação aberto, com uma candidatura rival à de Harris. Essa hipótese é agora descartada pela própria Pelosi.

Joe Biden desistiu. Se Kamala Harris é a candidata, quem poderá ser "vice"?

Segundo o mesmo jornal, 222 democratas eleitos, tanto a nível nacional como estadual, já declararam o apoio a Kamala Harris. Os apoios incluem todas as possíveis escolhas para candidato dos democratas a vice-presidente, entre os quais apenas Gretchen Whitmer, a governadora do Michigan, disse que não aceita um convite para esse cargo.

Os líderes dos democratas na Câmara dos Representantes e Senado – Hakeem Jeffries e Chuck Schumer – ainda não apoiaram publicamente Harris, com quem vão reunir esta segunda-feira.

O certo é que o mero anúncio de desistência de Joe Biden e a passagem de testemunho a Kamala Harris deram nova energia a um partido que parecia parado. No mesmo dia do anúncio, diz o “The New York Times”, os Democratas angariaram mais de 50 milhões de dólares em doações online.

De acordo com o “Politico”, a Future Forward, a organização de apoio da campanha democrata escolhida por Joe Biden como a principal das eleições de 2024, recebeu 150 milhões de dólares em novos compromissos desde o anúncio do Presidente dos EUA. A organização tinha 122 milhões de dólares em reserva no fim de junho.

Kamala Harris assumiu a organização da campanha de Joe Biden nas horas após o anúncio da desistência, cujos fundos superavam os 95 milhões de dólares no final de junho.

Kamala Harris sobre Biden. "Já superou o legado da maioria dos presidentes que serviram dois mandatos"
Kamala Harris sobre Biden. "Já superou o legado da maioria dos presidentes que serviram dois mandatos"

Destaques V+

Ler artigo completo