«Não sabem que ficámos 7 horas no aeroporto no Chade...»: Sudão do Sul passou por tudo na preparação

2 meses atrás 77

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

16:56

Selecionador Royal Ivey revela ainda que o presidente da federação, Luol Deng, tem pago tudo do próprio bolso

O Sudão do Sul voltou a fazer história no basquetebol. Depois de no ano passado ter conquistado o AfroBasket, a seleção africana logrou este domingo derrotar Porto Rico (90-79), obtendo assim a sua primeira vitória na estreia em Jogos Olímpicos. Um feito fantástico para um conjunto oriundo de um dos países mais pobres do Mundo - leia a reportagem completa aqui - e que o treinador, Royal Ivey, fez questão de salientar.

"Não temos o prazer o ter um ginásio, dormitórios e outros estabelecimentos. Tivemos um campo de treinos complicado no Ruanda, depois viajámos para Espanha, andando de um lado para o outro em voos prolongados e onde os meus jogadores mais altos ficavam nas filas junto das saídas de emergência do avião. Isto são as coisas que as pessoas não falam. Não sabem que ficámos sete horas à espera no aeroporto quando estávamos no Chade", disse o antigo jogador da NBA, que atualmente é também adjunto nos Houston Rockets.

A ligação da NBA ao Sudão do Sul não se esgota aqui. É que o presidente da federação é Luol Deng, ex-jogador dos Chicago Bulls e LA Lakers, entre outros, que segundo Royal Ivey tem desempenhado um papel decisivo: "Luol Deng tem financiado tudo do seu próprio bolso nos últimos quatro anos. Pagou os ginásios, os hotéis, os bilhetes de avião.. tudo! A minha vénia para ele e para o staff. Não teria sido possível juntar esta equipa sem a ajuda deles."

Por Record

Ler artigo completo