Não sobrou quase nada. Vejam o que a TWR fez a este Jaguar XJS

2 semanas atrás 39

A TWR construiu o derradeiro Jaguar XJS. Chama-se Supercat, está limitado a 88 exemplares e custa 263 000 euros, antes de impostos.

A Tom Walkinshaw Racing (TWR) está de regresso ao ativo, depois de alguns anos afastada por motivos financeiros. Mas agora, em vez do regresso ser feito nos circuitos, a empresa de engenharia foi transformada num novo construtor de automóveis e este TWR Supercat é o seu primeiro projeto.

Visualmente, é perfeitamente identificável a inspiração para este modelo. O Jaguar XJS Coupé foi um dos automóveis mais associados à história da TWR, sendo que a empresa também chegou a desenvolver versões melhoradas dos XJS para uma utilização em estrada.

O novo TWR Supercat é produzido com base no modelo da Jaguar, ainda que só mesmo a sua estrutura tenha sido aproveitada. Por cima desta está agora uma carroçaria em fibra de carbono, com um desenho mais exuberante, desenvolvido por Khyzyl Saleem, em colaboração com Magnus Walker.

TWR Supercat - 3/4 de traseira© TWR

A TWR não revelou dados sobre dimensões, mas é fácil perceber que as vias estão muito mais largas do que no modelo em que foi baseado. Na traseira, a asa tem um formato de ducktail e na secção inferior encontramos agora um gigantesco difusor de ar.

Na secção dianteira, já não estão presentes os enormes grupos óticos do Jaguar XJS, que foram substituídos por um sistema de iluminação em LED. Já a parte inferior é dominada por um enorme lip-spoiler, que ajuda a reforçar o visual mais musculado deste modelo.

Para completar o visual da carroçaria, resta referir a presença de jantes com um desenho mais aerodinâmico, com um visual inspirado na competição. A somar a isso, o enorme capô tem um desenho a condizer com o resto do conjunto e tem a missão de refrigerar o motor que se esconde por baixo dele.

Configuração nobre

Sobre o motor, a TWR ainda não revelou muitos detalhes. Apenas que será um V12 sobrealimentado e com “mais de 600 cv”. Para melhorar a experiência de condução, este bloco estará associado a uma caixa de velocidades manual e a tração será feita apenas nas rodas traseiras.

Segundo a empresa, o anúncio dos restantes dados será feito este verão, altura que poderemos ver este TWR Supercat a andar pela primeira vez.

2 imagens

No que diz respeito à produção, a TWR já adiantou que está limitada a apenas 88 unidades, sendo que as primeiras entregas estão previstas para ainda antes do final deste ano. Quanto a preços, o valor base é de 225 mil libras (263 mil euros), sem impostos. As encomendas já estão disponíveis.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Jaguar E-Type, considerado por muitos como o automóvel mais belo do planeta?
Ler artigo completo