Não tem planos para a madrugada? Esta aí a Copa América! 

3 meses atrás 82

Se com o Europeu em andamento o dia já está preenchido para os fãs de futebol, agora é tempo de ajustar horários e virar também agulhas para a madrugada, a tempo de ver a Copa América

A 48ª edição arranca já na madrugada desta sexta-feira, à 01h da manhã de Portugal Continental, e em campo entra, nada mais nada menos, do que a Argentina, atual detentora do troféu e uma das duas seleções mais tituladas da competição. O primeiro embate é contra o Canadá, de Stephen Eustaquio. 

Em Portugal, todos os jogos vão ter lugar entre as 23h e as 02h da madrugada. 

Estados Unidos como palco

Pela segunda vez na história desta antiga competição, que começou em 1916, os Estados Unidos da América são o país anfitrião. Com jogos espalhados por todo o país, desde o zona oeste - Califórnia - até à zona este - New Jersey, esta competição vai agitar o solo norte-americano até ao próximo dia 14 de julho

Em prova estão 16 equipas, divididas por quatro grupos, e apenas oito vão alcançar a passagem aos quartos de final da competição, que começam a partir do próximo dia 5 de julho. Eis os grupos:

Grupo A: Argentina, Canadá, Chile e Peru
Grupo B: México, Jamaica, Equador
e Venezuela
Grupo C: Panamá, Estados Unidos, Bolívia
e Uruguai
Grupo D: Brasil, Paraguai, Costa Rica
e Colômbia

108 anos em números 

Assim, em jeito de lançamento, o zerozero apresenta-lhe agora os principais números de uma competição que mexe com os adeptos desde 1916. 

Seleção com mais títulos: Argentina e Uruguai (15) Seleção com mais participações: Uruguai (45) Jogador com mais títulos: Ángel Romano (5) Jogador com mais participações: Ángel Romano e Álex Aguinaga (8) Jogador com mais jogos: Sergio Livingston, Lionel Messi (34) Jogador com mais golos: Norberto Méndez e Zizinho (17)

Favoritos do costume com tons de despedida

Quanto aos favoritos e às figuras, esta será uma Copa América com muitas dúvidas. A Argentina e o Brasil apresentam-se como os favoritos do costume, mas há várias incertezas. Se do lado argentino, a expetativa é elevada, depois da histórica conquista do Mundial, do lado do Brasil, há muitas incertezas para perceber o que Dorival Júnior consegue fazer com uma Seleção que tem em Vini Júnior a sua maior figura. O extremo, de resto, quererá fazer uma boa campanha de forma a reforçar a candidatura à Bola de Ouro.

@Getty / Alexandre Schneider

Neste sentido levanta-se também aquela questão que os verdadeiros adeptos de futebol não gostam: será esta a última grande competição de Lionel Messi, Di María, Luis Suárez, Alexis Sánchez ou até mesmo Claudio Bravo?

Recorde-se que a próxima edição da competição será em 2028, mas sobre isso ainda pouco se sabe. Há rumores de que o número de equipas pode ser reduzido para 12, mas ainda nada está oficialmente confirmado. Equador, Estados Unidos e Uruguai/Argentina/Paraguai são as três candidaturas já oficializadas para receber a 49ª edição da competição. 

Ler artigo completo