NASA mostra novas imagens (espetaculares) da lua vulcânica de Júpiter

8 meses atrás 83

A NASA colocou a sonda Juno, na sua 57a passagem por Júpiter, a ‘rasar’ a lua vulcânica Io a apenas 1500 quilómetros. Apesar de parecer uma grande distância, é o mais perto que estivemos nos últimos 20 anos, quando a sonda Galileo passou a 181 quilómetros da superfície desta lua.

Agora, a Juno captou seis imagens em jeito de celebração de fim de ano, algumas delas a preto e branco e outras coloridas. Além das imagens, os cientistas quiseram também recolher dados sobre a lua e a sua atividade vulcânica. “Estamos a tentar perceber qual a frequência das erupções, quão brilhantes e quão quentes são, como a forma do fluxo de lava muda e como a atividade na Io está ligada ao fluxo de partículas carregadas na magenotesfera de Júpiter”, conta Scott Bolton, principal investigador da Juno, ao Space.com.

A gravidade imensa de Júpiter e a influência gravitacional das luas Europa, Ganimedes e Callisto fazem com que a Io seja o corpo mais vulcânico do Sistema Solar, com as forças a causarem dobras na superfície da lua que podem aumentar ou diminuir a até 100 metros. À superfície da Io, que tem o mesmo tamanho que a nossa Lua, encontram-se centenas de vulcões ativos que geram erupções de lava que chegam a dezenas de quilómetros de altura. Algumas dessas partículas chegam às luas e a Júpiter e são captadas aí pelos campos magnéticos, formando uma cobertura de plasma quente à volta do planeta.

Já no início de fevereiro, a Juno vai fazer outro voo ‘rasante’, também a 1500 quilómetros e há mais passagens previstas, mas serão cada vez mais distantes, à medida que a sonda se aproxima do fim do seu ciclo de vida, previsto para setembro de 2025. Nessa altura, os cientistas irão realizar uma colisão intencionada da sonda contra a superfície de Júpiter, culminando assim a missão.

Veja a publicação da NASA onde a agência revela as imagens captadas pela JunoCam e consulte a página de arquivo onde estão publicadas todas as imagens captadas pela sonda.

Ler artigo completo