Navalnaya acusa Vladimir Putin de ser "mentiroso, ladrão e assassino"

1 semana atrás 31

"O nosso país é liderado por um mentiroso, um ladrão, um assassino, mas isto acabará inevitavelmente", disse Navalnaya num vídeo publicado nas redes sociais.

"Com ele no comando, o nosso país não terá paz, nem desenvolvimento e nem liberdade", acrescentou a viúva do opositor Alexei Navalvy, referindo-se ao ataque em grande escala lançado pelo exército russo contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

"Esta guerra é sangrenta, sem sentido e ninguém a quer, exceto Putin", afirmou Nalvanya.

"As suas promessas não são apenas vazias de sentido, são enganosas. Isso já dura 25 anos. Desta vez será a mesma coisa", afirmou a opositora russa no vídeo de aproximadamente seis minutos.

"A cada um dos seus mandatos, a situação só piora e é assustador imaginar o que acontecerá enquanto Putin estiver no poder", disse Navalnaya, citando em particular as "várias centenas de presos políticos na Rússia que enfrentam condições desumanas".

pic.twitter.com/ALSmg9EegG

— Yulia Navalnaya (@yulia_navalnaya) May 7, 2024

"Devemos garantir que ninguém no mundo acredite em Putin, nem na Rússia e nem fora das suas fronteiras", disse a opositora.

Em 16 de fevereiro de 2024, o seu marido, Alexei Navalny, o principal opositor de Vladimir Putin, morreu numa prisão no Ártico em circunstâncias pouco claras.

Yulia Navalnaya, os seus apoiantes e também líderes estrangeiros acusaram o presidente russo de ter assassinado o opositor, que cumpria uma longa pena de prisão por extremismo. O Kremlin rejeitou essas acusações.

Leia Também: Viúva de Navalny recebe prémio anual pela liberdade de expressão

Ler artigo completo