Neemias Queta aproveita ausências para se mostrar na vitória dos Celtics

5 meses atrás 52

O poste português Neemias Queta aproveitou as lesões dos outros três postes da equipa e mostrou-se a bom plano, apesar de ter sido expulso com faltas, na vitória da madrugada desta sexta-feira para sábado dos Boston Celtics frente aos Orlando Magic por 128-111. 

A expectativa foi aumentando ao longo do dia e chegou ao seu ápice pouco antes do arranque do jogo, quando se soube que os Celtics estavam sem Al Horford, Porzingis e Kornet (este estará de fora uma semana) para o jogo com os Orlando Magic, deixando o português Neemias Queta como o único poste de raiz disponível. Joe Mazzulla, no entanto, optou por iniciar o jogo em small ball e deu a titularidade ao extremo Lamar Stevens.

Essa opção, contudo, não correu bem e a turma de Boston teve claras dificuldades nos dois lados do campo, tanto na luta das tabelas como em libertar os atiradores no ataque, uma vez que não havia um jogador mais físico para fazer bloqueios. Percebendo isso, Neemias Queta entrou com apenas sete minutos disputados no 1º período e mudou por completo o jogo.

A partir daí, o internacional português jogou nove minutos seguidos e a equipa ganhou uma fluidez ofensiva completamente distinta, passando mesmo para a frente do marcador com um par de triplos de Payton Pritchard, e na defesa também com melhorias evidentes, de tal modo que Neemias fez dois grandes desarmes de lançamento, e um roubo de bola, no seu curto tempo em campo. Ofensivamente teve pouca bola, de tal forma que não marcou na 1ª parte, mas libertou a equipa com os seus bloqueios e o seu grande erro foi o habitual problema com faltas (três na 1ª parte), muito por querer estar, em excesso, em todo o lado na defesa.

O seu impacto foi tal que os Celtics aproveitaram para cavar uma larga vantagem, sempre entre os 15 e os 20 pontos, que permitiram uma maior rotação a partir de meio do 3º período. Neemias beneficiou disso e reentrou com cinco minutos por jogar no 3º período, mas fez rapidamente duas faltas, chegou à 5ª e acabou a ter uma 2ª passagem pela quadra bem breve e mais discreta.

Com o jogo resolvido, apesar dos problemas habituais com faltas, entrou a cinco minutos do final do jogo e ainda conseguiu melhorar um pouco a sua folha estatística, marcando os seus primeiros pontos na partida e adicionando mais um desarme de lançamento, antes de ser expulso com faltas. Acabou a partida com mais de 18 minutos, 4 pontos (2/3 de FG), 3 ressaltos (um ofensivo e dois defensivos), 1 assistência, 1 roubo de bola e 3 desarmes de lançamento, além de 9+/-.

Neemy said NAH 🚫 pic.twitter.com/QNybDRJo7o

— Boston Celtics (@celtics) December 16, 2023

Ler artigo completo