Na NBA, há momentos que servem de trampolim a um jogador. Seja no salto para estrela, ou «apenas» para ganhar espaço numa rotação, há jogos que servem de afirmação. Pode muito bem ter sido isso que aconteceu na madrugada desta quinta-feira com Neemias Queta.
Os Celtics até perderam pela primeira vez na temporada, na reedição da final da conferência Este, contraos Pacers, mas, se ainda não a tinham, ficaram agora com a certeza de que Neemias é para entrar nas contas!
O poste português foi essencial na recuperação dos Celtics. A equipa da casa teve o seu melhor jogo ofensivo e, aproveitando a noite menos inspirada no lançamento exterior da equipa de Boston, os finalistas da conferência Este pareciam ter o jogo fechado na entrada no 4º período, com uma vantagem de 24 pontos.
Com essa desvantagem, o treinador dos Celtics, Joe Mazzulla decidiu arriscar e apostar em Neemias Queta. O português entrou com a equipa a perder por 21 pontos e, nos cerca de oito minutos que esteve no campo, no 4º período, o português foi essencial numa recuperação histórica dos campeões. Entre ressaltos ofensivos, bloqueios defensivos e um importante bloco dentro dos últimos 90 segundos, o internacional português foi essencial e os elogios de colegas e analistas foram diversos.
O jogo foi para prolongamento e aí o português foi novamente essencial, especialmente através dos dois ressaltos ofensivos que conseguiu e que mantiveram a equipa dentro do jogo.
Os Celtics perderiam, muito por culpa de um triplo no último minuto de Pascal Siakam e de um péssimo lançamento de Jaylen Brown, que poderia ter dado o empate. Ainda assim, os 2 pontos, 9 ressaltos (4 deles ofensivos), um bloco e o registo positivo de +18 com ele em campo de Neemias Queta vão merecer destaque.