Nesta prisão de alta segurança, os guardas são… gansos. Eis as imagens

9 meses atrás 89

Os gansos substituíram os cães de guarda no Estabelecimento Prisional de São Pedro de Alcântara, no estado brasileiro de Santa Catarina. É que, de acordo com as autoridades, estes ‘agentes’ conseguem ser excelentes animais de guarda – até mais do que os patudos.

Entre pausas no lago artificial instalado no local, os gansos são responsáveis por patrulhar a área entre a cerca interna da prisão e o muro principal do estabelecimento de alta segurança, aliando-se a todos os outros mecanismos de vigilância em vigor.

“Temos vigilância eletrónica, vigilância presencial... e finalmente a vigilância dos gansos, que substituiu os cães”, disse o diretor Marcos Roberto de Souza, em declarações à agência Reuters.

Piu-Piu é o líder do bando que, segundo o responsável, acaba por acarretar menos custos do que a criação de cães.

Além disso, a tranquilidade vivida no local é, também, propícia a este tipo de vigilância. "A noite é muito tranquila. Mesmo durante o dia, como se pode ver, é um local muito silencioso, e à noite ainda mais... O espaço favorece este tipo de segurança”, disse.

De acordo com o g1, este 'patrulhamento' acontece desde 2009, altura em que os animais com "comportamento de sentinela" provaram ser mais eficientes do que os cães que viviam no estabelecimento.

Percorra a galeria.

Leia Também: Gansos substituem cães em prisão de alta segurança no Brasil

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo