O Tribunal de Paris já tinha condenado o ex-presidente francês a um ano de prisão por financiamento ilícito da campanha eleitoral em setembro de 2021, tendo sido considerado culpado por exceder, em larga medida, o limite legal de despesas.
O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado a um ano de prisão pelo Tribunal de Recurso de Paris. Segundo a imprensa francesa, Sarkozy foi condenado a seis meses de pena suspensa e outros seis meses de prisão efetiva.
Esta condenação remonta ao processo de despesas excessivas durante a sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, que perdeu contra François Hollande.
O Tribunal de Paris já tinha condenado o ex-presidente francês a um ano de prisão por financiamento ilícito da campanha eleitoral em setembro de 2021, tendo sido considerado culpado por exceder, em larga medida, o limite legal de despesas para as eleições presidenciais. Tribunal considerou, na altura, que Sarkozy continuou a acumular despesas, apesar de ter sido “avisado por escrito” do risco de excesso de despesas.
Após a sentença, o ex-chefe de Estado recorreu imediatamente da decisão, considerando-a “injusta”. Agora, Sarkozy pode voltar a recorrer da decisão tomada esta quarta-feira.
Relembrar que Nicolas Sarkozy voltará a ser julgado no próximo ano por acusações de corrupção relacionadas com suspeitas de financiamento ilegal da sua campanha de 2007, da qual saiu vitorioso.