No calor dos oitavos

8 meses atrás 65

Ninguém ousa questionar a seriedade da Rainha quando só sobram 16 peças no tabuleiro... A Taça de Portugal está de volta para a disputa dos oitavos de final e o jogo grande da ronda, esta quarta-feira, chega com a garantia absoluta de que um dos pretendentes ao trono cairá.

Benfica e SC Braga, duas das maiores equipas do país e donos do segundo e quarto lugar na tabela da Liga, respetivamente, encontram-se pelas 20h45 no Estádio da Luz...

O favoritismo pertence à equipa da casa, que não só beneficia de estar perante os seus adeptos como chega a este jogo depois de atingir, com um 0-3 em casa do Arouca, as cinco vitórias consecutivas e 10 jogos sem perder em todas as competições.

É um dos bons momentos da temporada para os comandados de Schmidt, que ainda contam com várias baixas no departamento das lesões mas que têm, mesmo assim, vários elementos em boa forma. Contam também com Marcos Leonardo, o reforço de 18 milhões de euros que aponta à estreia neste duelo.

Há um ano foi decidido nos penáltis @Catarina Morais / Kapta +

Do outro lado, um SC Braga que sofreu aos 90+8 minutos e por isso deixou cair dois pontos no Dérbi do Minho (1-1), nesse que foi o primeiro jogo em que teve de atuar sem o seu maior goleador, Simon Banza, por culpa da CAN. Niakaté também é baixa pelo mesmo motivo, enquanto Álvaro Djaló e Al Musrati continuam a suscitar dúvidas.

História recente complica contas

Não se esperam facilidades para ninguém, num duelo que tem sido bastante disputado nos últimos anos...

O Benfica venceu os dois últimos confrontos, incluindo um 0-1 na casa deste adversário há pouco mais de um mês, para a Liga, mas isso não apaga a história recente, que mostra, nos 11 encontros desde 2020, um registo de seis vitórias minhotas para quatro das águias.

Desse período, o único empate só o foi em 120 minutos, porque nas grandes penalidades também acabou em sorrisos do SC Braga. Foi em fevereiro do ano passado, num jogo em que os gverreiros de Artur Jorge eliminaram a equipa de Roger Schmidt desta mesma competição.

E será essa a lógica, uma vez mais. O empate não serve a ninguém e o duelo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal terá o mesmo desfecho que todos os outros: uma só vaga nos quartos de final.

Ler artigo completo