Nobel da Física para aprendizagem automática

2 horas atrás 19

As descobertas de Hopfield e de Hinton são algoritmos ligados em rede e que funcionam, assim, da mesma maneira que o cérebro humano, utilizando as ligações entre os neurónios. 

Estas redes neurais artificiais estão na origem da inteligência artificial que importantes ferramentas informáticas usam (como o ChatGPT ou o Tradutor do Google) e estão a fazer avançar o conhecimento em áreas tão diversas como a engenharia de materiais (na procura de materiais óptimos para a energia, por exemplo), a física de partículas e a astrofísica.


Aos 91 anos de idade, John Hopfield é um dos galardoados mais velhos de sempre com o Nobel da Física. É um norte-americano natural de Chicago, filho de pais que eram ambos físicos e trabalha atualmente na Universidade de Princeton (Estados Unidos).

Geoffrey Hinton tem 76 anos, é anglo-canadiano e estudou em Bristol, Cambridge e Edimburgo, no Reino Unido. Atualmente, está ligado à Universidade de Toronto (Canadá). Em 2023, expressou publicamente os seus receios em relação aos possíveis usos maliciosos da inteligência artificial.

Ler artigo completo