NOS contrata 300 milhões de euros em financiamento de três bancos

9 meses atrás 66

Os empréstimos foram concedidos pelo Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos e Millennium bcp, sendo que estão ligados a critérios de sustentabilidade. De resto, esta indexação é agora transversal a 95% da dívida da empresa.

A NOS contratou empréstimos bancários num valor total de 300 milhões de euros, indexados a objetivos de sustentabilidade. Em causa estão empréstimos obrigacionistas e programas de papel comercial, que fazem com que 95% da dívida da empresa esteja agora indexada a critérios daquele âmbito.

Segundo informou a empresa de telecomunicações à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, os contratos foram estabelecidos junto de três bancos. São os casos do Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos e Millennium bcp e incluem uma componente relativa a desempenho e classificação ESG, que reúne as vertentes ambiental, social e de governance. Incluem ainda uma outra que está ligada ao Sustainability-Linked Financing Framework da NOS.

A firma portuguesa pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa com ligação à operação própria ate ao ano de 2030 e é nesse sentido que assumiu estes acordos. De resto, a NOS procura fazer baixar as emissões em pelo menos 80% até 2025, por comparação com os dados de 2019.

Quando terminou o mês de setembro, o rácio de endividamento da Dívida Financeira Líquida/EBITDA após leasings era de 1,92x, abaixo do target definido pela empresa na sua política financeira, que está fixado em duas vezes. Trata-se, por isso, de um dado positivo no que diz respeito ao balanço consolidado da NOS.

Ler artigo completo