Nova Husqvarna Vitpilen 801 apresentada: À conquista das estradas

2 horas atrás 19

A muito antecipada Husqvarna Vitpilen 801 foi oficialmente lançada esta quarta-feira. Com um estilo inspirado nas roadster, esta moto propõe-se a ‘romper com o normal’.

Motor

O motor é um bicilíndrico paralelo DOHC com 799 centímetros cúbicos de cilindrada, capaz de debitar impressionantes 105 cv às 9.250 rotações por minuto e 87 Nm de binário às 8.000 rpm. A caixa é de seis velocidades. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+, reivindicando consumos de 4,5 litros por cada 100 km.

Ergonomia e design

© KISKA GmbH

O assento de duas peças combina desempenho e conforto, com um espaço mais estreito para o condutor à frente e acesso fácil ao solo. Há espaço para um passageiro, sendo estofado com uma espuma confortável.

A Husqvarna optou por um estilo inspirado nas roadster, com uma carenagem a envolver de forma apertada o motor e o quadro, concebida também para ligar o corpo do condutor à moto de forma ergonómica. A decoração pode ser em cinzento ou amarelo.

Ciclística

O quadro é em aço, e à frente encontra-se uma forquilha USD WP APEX com 43 milímetros, ajustável em compressão e ressalto para melhorar o contacto da moto com o piso, sendo o curso de 140 milímetros. Atrás, a suspensão é constituída por um monoamortecedor WP APEX ajustável em ressalto e pré-carga, com curso de 150 mm.

Com sistema ABS Bosch 9.3 MP que inclui Cornering ABS e modo supermoto (que pode ser desativado), os travões J.Juan são compostos por dois discos de 300 mm e pinça radial de quatro êmbolos na roda frontal, assim como um disco de 240 mm e pinça flutuante de um êmbolo na roda traseira. O Power Assist Slipper Clutch (PASC) assegura máxima estabilidade em travagem forte, mas também maximiza a tração em aceleração forte.

As jantes em alumínio são de 17 polegadas, calçando pneus Michelin Road 6.

Eletrónica

© Rudi Schedl

Ao nível de eletrónica, a nova Husqvarna Vitpilen 801 está na linha da frente da modernidade. Há quatro modos de condução que alteram o desempenho do motor (Street, Sport e Rain, tal como Dynamic).

O condutor dispõe, igualmente, de Easy Shift (opcional) que auxilia nas passagens de caixa, Cornering ABS e controlo de tração Cornering MTC. A moto adapta-se, assim, facilmente a qualquer estilo de condução e condições da estrada.

O modo Supermoto do ABS desativa-o na roda traseira e reduz a intervenção na roda dianteira, o que permite bloquear a roda de trás e virar em curvas mais apertadas. Há acelerador ride-by-wire e Sistema de Gestão de Motor. Opcionalmente, podem funcionar o travão motor Motor Slip Regulation (MSR), o modo de controlo anti-cavalinho e o controlo de velocidade de cruzeiro.

Conectividade e painel de instrumentos

O painel de instrumentos da Vitpilen 801 assenta num ecrã TFT a cores de cinco polegadas, com conexão ao smartphone através da app Ride Husqvarna Motorcycles. Está disponível navegação curva-a-curva e é possível controlar as chamadas telefónicas e a seleção musical.

O condutor pode ligar o sistema a um auscultador de capacete por Bluetooth, controlando o que ouve e o volume através de botões no guiador – ao mesmo tempo que pode consultar a informação no ecrã TFT. A iluminação inclui um novo projetor de lente Bi-LED no farol dianteiro, que contribui para a identidade da moto.

MOTOR bicilíndrico paralelo DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida CILINDRADA 799 cc POTÊNCIA 105 cv (77 kw) @9.250 rpm BINÁRIO 87 Nm @8.000 rpm CAIXA 6 velocidades QUADRO em aço, com subquadro em alumínio DEPÓSITO 14 litros SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha USD WP-APEX ajustável em compressão e ressalto, curso de 140 mm SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor WP-APEX ajustável em ressalto e pré-carga, curso de 150 mm TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 300 mm, duas pinças radiais de quatro êmbolos TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça flutuante de um êmbolo PNEU DIANTEIRO Michelin Road 6 R 17 PNEU TRASEIRO Michelin Road R 17 DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.475 mm ALTURA DO ASSENTO 820 mm PESO 180 kg (sem combustível)
Ler artigo completo