Nove crianças morreram em explosão de mina terrestre no Afeganistão

5 meses atrás 73

"Nove crianças foram mortas no domingo (...) pela explosão de uma mina com que estavam a brincar e que remonta à invasão russa (ex-União Soviética)", disse à France Presse o chefe do Departamento de Informação e Cultura provincial, Hamidullah Nisar.

A polícia de Ghazni declarou em comunicado que as crianças mortas no distrito de Geru eram cinco raparigas e quatro rapazes, com idades entre os 4 e os 10 anos.

Também no domingo, outra criança foi morta na província ocidental de Herat quando uma munição explodiu, ferindo outras cinco, anunciou a polícia nas redes sociais.

Os acidentes mortais com engenhos explosivos são frequentes no Afeganistão, cujo território foi devastado por mais de 40 anos de guerras.

O Exército soviético invadiu o Afeganistão em dezembro de 1979, tendo-se retirado em fevereiro de 1989, no final de um conflito extremamente mortífero que durou nove anos.

Após o regresso dos Talibãs ao poder em agosto de 2021, milhões de afegãos puderam regressar às aldeias e campos mas as minas terrestres e as munições não deflagradas continuam a mutilar e a matar, sobretudo crianças.

Leia Também: Governo dos talibãs confirma que há dois americanos presos no Afeganistão

Ler artigo completo