Novo líder da NATO promete manter apoio a Kiev

2 horas atrás 40

O novo secretário-geral da NATO, o holandês Mark Rutte, prometeu na terça-feira manter o apoio à Ucrânia e defendeu que os Estados-membros “devem fazer mais” para reforçar a capacidade de defesa e dissuasão da Aliança.O antigo primeiro-ministro holandês, que sucedeu no cargo ao norueguês Jens Stoltenberg, prometeu no seu discurso de tomada de posse que a Aliança vai continuar ao lado de Kiev na resistência à agressão russa.

“Temos de garantir que a Ucrânia continua a ser um Estado soberano, independente e democrático”, afirmou Rutte, admitindo que as forças ucranianas enfrentam uma situação “difícil” na frente de batalha e precisam de mais apoio dos aliados ocidentais, tendo sublinhado que o custo de apoiar a Ucrânia “é muito menor do que o custo de uma eventual vitória da Rússia”.

O novo líder da NATO considerou ainda que “o direito da Ucrânia à autodefesa não acaba na fronteira”, defendendo, tal como o antecessor, a possibilidade de as forças ucranianas lançarem ataques em território russo.Mark Rutte criticou também a China, que acusou de ser um “facilitador decisivo” da agressão russa na Ucrânia.

“A China não pode continuar a alimentar o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial sem que isso tenha consequências para os seus interesses e a sua reputação”, defendeu.Questionado sobre as possíveis consequências para a Aliança de uma vitória de Donald Trump nas presidenciais de novembro nos EUA, Rutte disse “não estar preocupado”.

“Trabalhei quatro anos com Donald Trump. Foi ele que primeiro nos pressionou a gastar mais em Defesa e, na realidade, gastamos muito mais agora do que quando ele estava no cargo. Já Kamala Harris tem feito um trabalho fantástico enquanto vice-presidente e é uma líder muito respeitada. Acredito que vou trabalhar muito bem com ambos”, afirmou.

ATAQUE RUSSO MATA SEIS CIVISPelo menos seis pessoas morreram e outras seis ficaram na terça-feira feridas num ataque russo que atingiu um mercado e um terminal de autocarros no centro de cidade de Kherson, no Sul da Ucrânia.RUSSOS TOMAM MAIS DUAS LOCALIDADESAs forças russas tomaram na terça-feira mais duas localidades no Leste da Ucrânia. Trata-se das aldeias de Vyshneve, na região de Kharkiv, e Krutyi Yar, na região de Donetsk .RÚSSIA RECUSA NOVO ACORDO COM OS EUAA Rússia recusou na terça-feira negociar um novo acordo de limitação das armas nucleares estratégicas com os EUA. O atual acordo, conhecido como Novo START, expira em 2026.

Ler artigo completo