Alavancada pelos bons resultados das vendas dos medicamentos para a perda de peso, Ozempic e Wegovy, a Novo Holdings, acionista maioritária da fabricante dinamarquesa de medicamentos, pretende investir cerca de 35 mil milhões de dólares até 2030.
A Novo Holdings, a acionista maioritária da fabricante dinamarquesa de medicamentos, Novo Nordisk, planeia investir cerca de 35 mil milhões de dólares até 2030. Este investimento é impulsionado pelas boas receitas de vendas dos medicamentos para a perda de peso, Ozempic e Wegovy.
Segundo informa o jornal ‘Cinco Dias’, o objetivo é investir cinco mil milhões de dólares nos próximos cinco anos, com o valor a aumentar até aos sete mil milhões por ano até 2030. A Novo Holdings detém 77% das ações da Nordisk, tendo o pagamento dos dividendos recebidos da farmacêutica permitido à Novo Holding conceber o plano para os reinvestir.
As ações valorizaram quase 72% nos últimos 12 meses, tornando esta na maior empresa cotada na Europa, com um valor de mercado superior a 500 mil milhões de dólares.
A Novo Holdings detém igualmente uma participação maioritária no fabricante de enzimas industriais Novonesis, anteriormente conhecido como Novozymes, e gere uma carteira de 160 empresas. A sua carteira incluiu investimento em empresas de biotecnologia e ciências da vida, bem como em ações, rendimento fixo e imobiliário. “Temos mais dinheiro do que nunca para investir”, revelou ao Financial Times, Kasim Kutay diretor executivo da Novo Holdings.
Na semana passada a Novo Holdings anunciou a compra do fornecedor de tecnologia Catalent por 16,5 mil milhões de dólares. Também no início do mês a empresa anunciou que pretende realizar investimento na cadeia de hospitais privados indianos, Manipal Hospital. O CEO do grupo identificou a Índia como um foco central para a Novo Holdings como parte da sua estratégia global para a Ásia.