Novo PGR? Bloco de Esquerda quer que o MP "vire a página de Lucília Gago"

3 horas atrás 20

O deputado do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo comentou, esta sexta-feira, a nomeação de Amadeu Guerra para o cargo de Procurador-Geral da República, após o fim do mandato da anterior líder do Ministério Público, Lucília Gago.

"O que desejamos é que o Ministério Público vire a página de Lucília Gago. Há o consenso que a Procuradora-Geral da República (PGR) foi acumulando episódios lamentáveis, que não esteve à altura do cargo, da relevância da instituição. O que queremos é que essa página seja virada", disse o bloquista aos jornalistas no Parlamento.

Nas mesmas declarações, Fabian Figueiredo fez questão de realçar que a anterior PGR decidiu cortar a liberdade de opinião e expressão dos procuradores do Ministério Público, e isso é lamentável".

"Um conjunto de procuradores do Ministério Público foram impedidos de participar em conferências de caráter académico que refletiam sobre os megaprocessos e a morosidade da Justiça", recordou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou, esta sexta-feira, Amadeu Guerra, ex-diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para o cargo de Procurador-Geral da República. "Sob proposta do Governo, o Presidente da República nomeou, nos termos constitucionais, o Licenciado Amadeu Francisco Ribeiro Guerra Procurador-Geral da República", lê-se numa nota publicada no site da Presidência.

Leia Também: Amadeu Guerra, que dirigiu o DCIAP durante Operação Marquês, é o novo PGR

Ler artigo completo