Novo processador da Qualcomm mostra-se inferior ao iPhone 12 em performance

1 mes atrás 73

O Snapdragon X Elite, processador que equipa os novos portáteis Microsoft Copilot+, está a ser alvo de várias críticas dos seus utilizadores, com as mais recentes reviews a pôr em causa o futuro deste chipset.

Benchmarks revelam performance abaixo da média

Samsung Galaxy Book4 Edge Crédito: Samsung

Um utilizador do Reddit, r/caponica23, publicou a sua análise com as 'benchmarks' do Samsung Galaxy Book4 Edge frente a outras plataformas. Este portátil estará equipado com o Snapdragon X Elite, à semelhança da nova gama da Microsoft.

Ao que parece, estes gráficos mostram que o novo portátil da Samsung não consegue atingir os níveis de desempenho do Iphone 12 Mini, lançado em 2021.

Após analisar o laptop através das aplicações 'GeekBench' e 'CrystalDiskMark', bem como em testes de bateria e gaming, o computador teve uma pontuação relativa de 1829 em 'single-core' testing e 11379 em 'multi-core' testing, sem estar ligado à corrente.

No entanto, a melhoria em performance com o portátil ligado à corrente é quase irrisória, com 1841 pontos em 'single-core' e 11537 em 'multi-core'.

Estes números são até inferiores aos próprios testes da Qualcomm em congressos de imprensa, a mostrar 2977 pontos em 'single-core' e 15086 em 'multi-core'. Performance em gaming também foi abaixo da média: O teste em Resident Evil: Village resultou numa flutuação entre 40 e 50 FPS em 1080p.

Muito cedo para tirar conclusões

Samsung Galaxy Book 4 Edge Snapdragon X Elite

Apesar destas reviews negativas, ainda é muito cedo para assumir que o Snapdragon X Elite é subpar na sua indústria. Pode haver uma multiplicidade de razões que levem a que estas pontuações tenham sido tão baixas, nomeadamente se equacionarmos o resto do hardware do portátil. O CPU nunca foi 'boosted' além dos 2.2GHz, nos testes do Reddit, algo que vai afetar a performance de um processador que tem capacidade para apresentar 4GHz.

Ainda assim, vários testes GeekBench de outros modelos Snapdragon X Elite também relatam pontuações 'single-core' na banda dos 1700-1800 pontos, bem abaixo das benchmarks do iPhone 12.

O silêncio da Qualcomm frente a estas reviews ainda não foi levantado, e não está claro se veremos uma atualização de firmware para o Snapdragon X.

Esta atualização de firmware, idealmente, deveria visar o aumento de desempenho destes chips que, de momento, se encontram muito abaixo da performance ideal.

Ler artigo completo