Agora que já conhecemos o Smart #1 o algarismo que se segue é o #3, num novo formato que a marca chama de… SUC.
Sendo agora meia-chinesa (Geely) e meio-alemã (Mercedes-Benz), talvez não seja surpresa que a Smart tenha escolhido o palco de Xangai para revelar o novo #3.
É a estreia da Smart nos «SUV-Coupé», mas a marca não o identifica como tal, mas sim como um SUC, o que se traduz como Sports Utility Coupe.
Às linhas curvas e suaves que já conhecíamos do #1, o novo Smart #3 adiciona uma aparência mais dinâmica — e com aerodinâmica otimizada — que inclui detalhes mais desportivos.
Na secção dianteira, a assinatura visual é similar à do #1, mas os faróis são mais «rasgados», o mesmo acontecendo na traseira, mantendo a união entre as duas com uma barra luminosa horizontal.
Um assistente felino
O ambiente a bordo tem também um toque mais desportivo, com as saídas de ventilação redondas a substituírem as horizontais do Smart #1. No centro do tabliê, o monitor de 12,8″ assume o protagonismo, podendo estar ligado a um sistema de som desenvolvido pela Beats Audio.
Uma dos elementos diferenciadores dos novos Smart está na oferta de um assistente de bordo animado, que reage aos nossos comandos. No Smart #1 este assume-se como uma raposa, mas no novo #3, e fazendo jus ao seu caráter mais desportivo, o assistente pessoal assume a forma de uma chita.
À espera de especificações
O Smart #3 assenta sobre a mesma plataforma SEA da Geely, exclusiva para elétricos, já usada no #1. Contudo, o #3 é 17 cm mais comprido que o #1, atingindo os 4,44 m. Também a distância entre eixos é mais longa em 3,5 cm, fixando-se nos 2,785 m.
Apesar desta primeira revelação em público, a Smart ainda não avançou com as especificações técnicas da cadeia cinemática do #3. O mais certo é que estas coincidam com as que conhecemos do #1.
Quando chega?
Certezas sobre as suas especificações, só no final deste verão, quando o Smart #3 se estrear em solo europeu, no IAA 2023, o Salão de Munique (abertura a 5 de setembro).
O início da comercialização do Smart #3 nos mercados europeus está prevista para o início de 2024.