O Novobanco apresentou esta sexta-feira resultados anuais de 743,1 milhões de euros, o que traduz uma subida de cerca de 32,5%. A Fitch passou a atribuir ao Novobanco um rating de “BBB-”, o mesmo que atribui ao BCP e com perspetiva estável.
O JE avançou hoje em exclusivo que o banco que nasceu das cinzas do BES iria apresentar lucros muito próximo de 750 milhões de euros em 2023, sendo que esse resultado foi de 743,1 milhões de euros, um crescimento de 32,5% face a 2022, de acordo com informação avançada pelo Novobanco junto da CMVM esta sexta-feira.
O banco volta a apresentar um aumento da rentabilidade e a mostrar que tem capacidade de geração de capital. O balanço é sólido e tem elevada liquidez. Estes são os cartões de visita do banco ao mercado onde pretende vir a ser cotado, como já admitiu o seu CEO.
É expectável que a receita da margem financeira tenha ajudado à conta de resultados anuais – o que aliás já tinha acontecido no terceiro trimestre – e registado uma subida expressiva reflexo da melhoria da taxa de juro média dos ativos que terá superado o aumento do custo de financiamento.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor