NSA aconselha que devemos desligar o smartphone pelo menos uma vez por semana

2 horas atrás 16

O smartphone é quase um acessório para muitas pessoas, que carregam num pequeno dispositivo elementos importantes da sua vida, desde fotografias a dados bancários. Por tudo o que carrega, a Agência de Segurança Nacional americana (em inglês, NSA) diz que devemos desligá-lo, pelo menos, uma vez por semana.

Rapariga no smartphone

Por forma a oferecer tudo aquilo que os utilizadores já exigem, o smartphone é um dispositivo conectado, cujas aplicações e funcionalidades dependem largamente da Internet. A par disso, serve ainda as necessidades revolucionárias de outros tempos, como fazer chamadas ou enviar mensagens.

Pela sua exposição, a lista de ameaças de segurança que podem atingir um smartphone é vasta, com ataques de phishing, malware e spyware a serem uma constante. De facto, basta um ataque bem-sucedido para comprometer os dados de qualquer utilizador.

Assim sendo, a NSA enumerou sugestões para impedir que os piratas informáticos e os atacantes visem o seu smartphone, num relatório intitulado Mobile Device Best Practices.

As ameaças aos dispositivos móveis são mais prevalentes e estão a aumentar em termos de âmbito e complexidade.

Os utilizadores de dispositivos móveis desejam tirar o máximo partido das funcionalidades disponíveis nesses dispositivos, mas muitas das funcionalidades proporcionam comodidade e capacidade, mas sacrificam a segurança.

Lê-se no relatório da NSA, que "descreve as medidas que os utilizadores podem tomar para proteger melhor os dispositivos e as informações pessoais".

iPhone a desligar em cima de uma mesa

Formas de proteger o seu smartphone, segundo a NSA

Uma das soluções apontadas pela agência americana é tão simples quanto: desligar o smartphone e voltar a ligá-lo, pelo menos, uma vez por semana.

Apesar de ressalvar que nem sempre impede um ataque, a NSA informa que o simples desligar e voltar a ligar o smartphone pode dificultar o roubo de informações de um smartphone pelos piratas informáticos.

Segurança

Além desta solução, e depois de citar potenciais ameaças, como aplicações e redes maliciosas ou hackers com acesso remoto, a NSA ilustrou outras formas para o utilizador se proteger contra potenciais ataques. São elas:

Atualizar as suas aplicações - Certifique-se de que atualiza as suas aplicações e o sistema operativo com os patches de segurança mais recentes; Utilizar lojas de aplicações oficiais - Instale aplicações apenas a partir de lojas oficiais, como a App Store da Apple ou a Google Play Store; Evitar clicar em hiperligações ou anexos de ficheiros em e-mails e mensagens de texto Ter atenção às redes Wi-Fi públicas e evitar aderir sempre que possível; Desativar o Bluetooth - Desligue o Bluetooth quando não o estiver a utilizar para evitar que um dispositivo não autorizado se ligue ao seu smartphone; Utilizar um código de acesso seguro - Crie um código de acesso forte para bloquear e desbloquear o telemóvel; Tirar partido da biometria - Ative a leitura facial ou de impressões digitais incorporada no seu dispositivo para maior segurança e comodidade; Utilizar acessórios de confiança - Utilize apenas cabos de carregamento originais ou acessórios de carregamento de uma fabricante fiável. Evite estações de carregamento USB públicas. Desativar os serviços de localização quando não forem necessários.
Ler artigo completo