Nunca antes visto. Este é o FC Porto mais 'vermelhão' da era Conceição

6 meses atrás 99

A derrota do FC Porto, na Amoreira, no reduto do Estoril, no sábado, por 1-0, ficou indelevelmente marcada pelas queixas relativas à arbitragem. Muita contestação dentro de campo ao coletivo liderado por António Nobre, e também fora dele - Pinto da Costa disse que houve "um penálti flagrante", depois de "uma cotovelada do jogador do Estoril no Francisco Conceição" e deixou duras críticas ao VAR Tiago Martins.

O FC Porto teve três elementos com cartão vermelho nesse jogo - Diogo Costa, Francisco Conceição e Luís Gonçalves (vice-presidente). Se olharmos para as estatísticas relativas apenas a jogadores, o emblema da cidade Invicta tem o segundo o pior registo na I Liga. 

Com sete expulsões (diretas e por acumulação de amarelos), tem tantas como o Chaves, que está na zona de despromoção, e menos uma do que o Famalicão, o pior conjunto neste parâmetro de análise. Pepe foi expulso duas vezes, Diogo Costa, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Wendell e David Carmo por uma ocasião. Sporting e Benfica tiveram ambos apenas duas expulsões. 

O FC Porto não terminava um jogo com 9 jogadores desde a época passada, frente ao Gil Vicente

Contabilizando a expulsão de Pepê no pós jogo: foi apenas a 2.ª vez que o FC Porto teve 3 expulsões num jogo - em 1993/94, acabou com 8 jogadores frente ao Boavista pic.twitter.com/xh8hQCn5GG

— Playmaker (@playmaker_PT) March 30, 2024

No que toca aos cartões amarelos, o FC Porto é a sexta pior equipa, com 69 admoestações. Mais uma vez, Sporting e Benfica ficam bastante distantes - os leões receberam 55, enquanto que os encarnados são a equipa com menos cartões recebidos na Liga (46). 

Se olharmos para todo o 'reinado' de Sérgio Conceição (o treinador chegou ao clube em 2017/18), esta já é a época mais avermelhada do FC Porto, mesmo com alguns jogos restantes até ao final. Bateu o registo de 2021/22, com seis cartões vermelhos, sendo que, nessa época, os dragões foram campeões nacionais. 

Ao registo disciplinar, soma-se o desperdício de pontos inédito

Ao mesmo tempo, além deste registo disciplinar nada abonatório ao coletivo portista, esta também é a temporada com pior registo de derrotas e de pontos no campeonato desde que Sérgio Conceição chegou ao clube.

O FC Porto já perdeu cinco vezes esta temporada e está perto de igualar os sete desaires de uma temporada de má memória para os portistas - 2015/16, com Lopetegui, José Peseiro e Rui Barros no comando técnico. Em termos de pontos, já desperdiçou 23, registo apenas inferior ao sucedido em 2016/17, antes da chegada de Sérgio Conceição. Nuno Espírito Santo era o treinador e perdeu 26 pontos.

Uma época em que o título já é uma miragem, a participação na Liga dos Campeões já terminou (nos oitavos-de-final) e apenas a Taça de Portugal pode evitar um jejum de troféus para Sérgio Conceição e companhia. 

Leia Também: Sérgio Conceição volta a ser notícia em Espanha: "Lamentável..."

Leia Também: "Campeonato roubado. Até dia 27 de abril vai continuar esta vergonha"

Ler artigo completo