O ano em que a Inteligência Artificial vai ser coroada rainha dos mercados

9 meses atrás 74

As empresas tecnológicas e as de IA reúnem as preferências dos analistas para 2024. Mercado de IA deverá crescer para 17 biliões de dólares até ao final da década. A Nvidia não pára.

O ano de 2024 deverá ficar marcado como o ano em que a Inteligência Artificial vai ser coroada rainha dos mercados. Já o sector tecnológico vai continuar a dar cartas. As ‘super sete’ tecnológicas – Apple, Microsoft, Alphabet, Amazon, Nvidia, Meta e Tesla – viram o seu peso no S&P 500 subir para um nível recorde de 29% em novembro, e foram responsáveis por dois terços dos ganhos do índice este ano.

A Nvidia surge em destaque, com os analistas a esperarem que gere 48 mil milhões de dólares de lucro em 2024, acima das expectativas anteriores de 10 mil milhões de dólares, segundo a “Bloomberg”. A cotada especializada em chips e IA valorizou mais de 240% este ano, para quase 490 dólares, a 22 de dezembro, sendo a rainha das cotadas do Nasdaq 100 e do S&P 500., valendo agora mais de 1,2 biliões de dólares.

A beneficiar as cotadas também está o facto de a Reserva Federal norte-americana ter indicado que vai proceder a cortes nas taxas de juro em 2024.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo