O autoClássico Porto promete muito mais que exposições

2 horas atrás 33

A 21.º edição do salão autoClássico Porto vai ter início já no dia 4 de outubro. Descubra tudo o que vai acontecer neste evento.

Depois do sucesso da última edição, a 21.ª edição do salão autoClássico Porto está de volta aos pavilhões da Exponor, entre os dias 4 e 6 de outubro. É a oportunidade para apreciar cerca de 1500 automóveis.

Este ano, o maior salão do setor da Península Ibérica verá a sua área crescer para mais de 66 mil m2 — a maior de sempre — divididos por galerias, expositores, pavilhões e, mais importante de tudo, novas áreas e animações.

Em destaque está um novo espaço dedicado a supercarros e automóveis de luxo: o Exclusive Top Car Porto. Aqui, vai poder contar com a presença dos representantes oficiais de marcas dos modelos presentes.

1 imagens

Contudo, esta área não será exclusiva a automóveis. Também as motas vão estar presentes, tendo de obedecer apenas a um critério: “serem as mais exclusivas do mercado”.

Para além desta nova área vão ainda existir várias exposições temáticas comemorativas, entre elas os 100 anos da MG, os 125 anos da FIAT, os 90 anos do Citroën Traction Avant, os 50 anos do Citroën CX, do Porsche 911 Turbo e do Volkswagen Golf.

Além deste novo espaço, o autoClássico Porto deste ano conta ainda com o Motorshow, dinamizado pela XRacing. Tem uma nova pista, montada no exterior, que servirá de palco para uma passagem dos automóveis clássicos do Rali autoClássico, organizado pelo Targa Clube. Sem esquecer, como é claro, a prova de regularidade reservada a automóveis Porsche, que conta com a colaboração do Clube Porsche de Portugal.

Convidado especial

Este ano, quem não quis perder a oportunidade de «aquecer» a pista no Motorshow ao volante de um Porsche 911 GT3 Cup, foi o piloto português, Tiago Monteiro. Além disso, a carreira do piloto será homenageada com uma exposição e haverá duas sessões de autógrafos.

Na exposição vão ser apresentadas algumas das máquinas do piloto na sua carreira, incluindo os de WTCC e o monolugar de F1, assim como objetos relevantes do seu percurso, como fatos, capacetes, fotografias, troféus, etc.

No entanto, este não é o único convidado que o salão vai receber. A juntar-se ao piloto português, o evento vai ainda receber um convidado internacional (identidade ainda não foi divulgada). Na anterior edição, o autoClássico contou com a presença do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.

Desfile automóvel

Por último, mas não menos importante, para além das exposições, entrevistas e corridas, acontecerá mais uma edição do Concurso de Elegância autoClássico. Realizado desde 2022, este concurso aposta na qualidade dos exemplares apresentados.

Todos os modelos a concurso terão uma apresentação individual ao público que terá, posteriormente, um momento de entrega de prémios.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Ler artigo completo