O exemplo de Alphonso: «Decidi doar os proveitos do Mundial para efeitos de caridade»

2 meses atrás 20

Aos 21 anos, Alphonso Davies já conta no currículo com algumas das principais conquistas que qualquer jogador sonha quando inicia o seu percurso profissional. Campeão europeu e do Mundo ao serviço do Bayern Munique, o internacional canadiano vai agora participar pela primeira vez num Campeonato do Mundo de seleções, ao serviço do país que o acolheu quando tinha apenas cinco anos.

Alphonso Davies
Canadá
Total

33 Jogos  2499 Minutos

ver mais »

Filho de pais liberianos, que tiveram de fugir do próprio país durante a Segunda Guerra Civil da Libéria, Alphonso nasceu em Buduburam, um campo de refugiados no Gana, onde passou por muitas privações. «Não tínhamos comida, não tínhamos roupa...», chegou a contar numa entrevista.

Em 2005, quando tinha 5 anos, os progenitores do polivalente jogador tiveram autorização para emigrar para o Canadá, país que os acolheu e mudou as suas vidas por completo.

Windsor, Ontario, e, um ano depois, Edmonton, região onde o pequeno Alphonso começou a evidenciar a aptência para o futebol. O destaque não passou despercebido aos principais clubes do Canadá e a mudança para Vancouver, para representar os Whitecaps, acabou por ser natural.

Depois de se estrear com apenas 15 anos, pouco tempo depois de ter assinado o primeiro contrato profissional, bastaram apenas duas épocas e meia na equipa principal do emblema canadiano para receber proposta do Bayern Munique. Do campo de refugiados para um dos melhores clubes do Mundo. Pelo meio recebeu a cidadania canadia e tornou-se referência da seleção, que vai agora em 2022 participar numa fase final de uma grande competição de seleções, apenas pela segunda vez na história.

qÉ uma grande honra jogar pelo Canadá e eu pretendo retribuir. Decidi doar os proveitos no Mundial deste ano para efeitos de caridade...

Sem esquecer o seu passado e todas as dificuldades por que teve de passar, Alphonso anunciou, através das redes sociais, que «todos os proveitos» da sua participação no Mundial irão reverter para fins solidários.

«O Canadá acolheu-me a mim e à minha família e deu-nos a oportunidade de uma vida melhor. Permitiu-me viver os meus sonhos. É uma grande honra jogar pelo Canadá e eu pretendo retribuir. Decidi doar os proveitos no Mundial deste ano para efeitos de caridade», anunciou.

Canadá

Alphonso Davies

NomeAlphonso Boyle Davies

Nascimento2000-11-02(21 anos)

Nacionalidade

Canadá

Canadá

Dupla Nacionalidade

Libéria

Libéria

PosiçãoDefesa (Defesa Esquerdo)

Ler artigo completo