O “génio” da terapia contra o cancro é português e chama-se Nuno Prego Ramos

8 meses atrás 80

Começou por se licenciar em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, uma escolha inspirada nos comentários políticos de Marcelo Rebelo de Sousa (que acabou por ser seu professor).

Mas quis o destino que fosse parar à indústria farmacêutica e acaba de assinar o maior acordo no setor biotecnológico em Portugal e o mais relevante nesta área por poder resultar no primeiro medicamento português inovador para a oncologia a ir para o mercado.

Tem 44 anos e só há 10 anos é que tirou o mestrado em bioquímica na Universidade Nova de Lisboa que lhe abriu a porta para esta investigação científica e outras que se seguirão na área das life sciences (ciências da vida).

Nuno Prego Ramos é o co-fundador e CEO da CellmAbs, a empresa que vendeu à alemã BioNTech um conjunto de terapias inovadoras para o tratamento do cancro. Uma transação que abrangeu a venda de tecnologia incluída em patentes já submetidas internacionalmente, “o que permitirá que a BioNTech possa continuar a desenvolver um dos candidatos em fase pré-clínica da CellmAbs”, segundo o fundador e coordenador científico da investigação, em declarações ao Jornal Económico. Este é o maior acordo de sempre no campo da biotecnologia e ciências da vida com uma empresa portuguesa. Caberá agora à BioNtech desenvolver e comercializar a terapêutica. “A expectativa é que possa entrar em ensaios clínicos e começar a tratar doentes num futuro breve”, diz Nuno Prego Ramos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo