"O Hamas é uma ideologia, não eliminamos uma ideologia"

3 meses atrás 64

Numa entrevista ao canal de televisão israelita 13, Daniel Hagari defendeu que o governo “tem de encontrar uma alternativa” à ideologia do Hamas “ou ela vai permanecer”.
"Se não tivermos uma alternativa, no final, teremos o Hamas " no poder em Gaza, avisa Hagari, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês).

Após estas declarações, um curto comunicado do Governo de Netanyahu veio lembrar que “a destruição das capacidades governamentais e militares do Hamas é um dos objetivos de guerra definidos pelo gabinete de segurança, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu” e as Forças de Defesa “são obviamente obrigadas a fazê-lo”.

Entretanto, num comunicado enviado à imprensa, o Exército de Israel esclarece que o seu porta-voz tinha "nas suas observações (...) falado da destruição do Hamas como ideologia e ideia", acrescentando que as declarações foram "claras e explícitas", mas depois retiradas do contexto. Ainda nas declarações ao canal de televisão israelita 13, Daniel Hagari afirmou que “não será possível resgatar todos os reféns através de operações militares”. 

Sobre o Hezbollah e a possibilidade de uma “guerra total”, Hagari defendeu que as forças militares israelitas estão “prontas para todos os cenários”.

Ler artigo completo