«O João Neves nasceu quando Ronaldo se estreou... É um grupo com um incrível talento»

3 meses atrás 57

No aquecimento para o Campeonato da Europa, Roberto Martínez esteve presente no podcast Five, de Rio Ferdinand e, além de falar de várias figuras do grupo, analisou também o grupo luso como um todo. 

As quatro gerações presentes no grupo, de Pepe a João Neves, dão a Portugal uma experiência e um talento «incrível», explicou o Selecionador Nacional, quando questionado sobre o potencial da equipa. 

«Tens de medir todos os aspetos, individual, talento, experiências a nível de clubes... Há jogadores com a pressão de ganhar títulos, isso cria algo especial. É muito difícil ver o caso de uma geração de jogadores que nunca tenha ganho nada a nível de clubes, ganhar a nível de seleções.

Em Portugal tens quatro gerações. Temos Pepe e Ronaldo, com 39 e 40 anos, do outro lado João Neves, de 19, e António Silva, de 20, que jogam no Benfica. O João Neves nasceu quando Ronaldo se estava a estrear no primeiro torneio internacional. É um grupo com um incrível talento. », começou por dizer. 

«Temos a consistência, o compromisso, o desejo... Vencemos os 10 jogos na qualificação. Mas ganhar um grande torneio é uma questão de pormenores. Vimos a Espanha, campeões do Mundo em 2010, todos falam da melhor seleção de sempre, e perderam o primeiro jogo... O que te prepara para esses pequenos detalhes é essa sensação de enfrentar adversidades. É a excitação que procuramos.»

Já sobre o Euro 2024 e o possível favoritismo de Portugal Martínez virou agulhas para outras seleções: «Não acho que haja favoritos neste torneio, olhamos para os plantéis e para o crescimento e penso que há sete seleções [candidatas ao título]», explicou. 

«A Alemanha vai jogar como anfitriã e com a sua mentalidade... Criar essa mentalidade de acreditar que se pode ganhar sempre é um grande aspeto e os alemães e espanhóis fazem isso. Quando estão num torneio são sempre competitivos, depois há Inglaterra, França, Bélgica e Portugal... há sete nações que devem acreditar que podem ir longe, mas os detalhes definem o que acontece num torneio», finalizou. 

O primeiro jogo de Portugal no Euro, recorde-se, será a 18 de junho, frente à Chéquia. 

Ler artigo completo