O leitor perguntou: A sopa refrigerada do supermercado é saudável?

1 hora atrás 19

A DECO PROteste analisou 19 sopas e cremes refrigerados, oito de cenoura e 11 de legumes. "A investigação debruçou-se sobre a composição nutricional e implicou a realização de testes laboratoriais para conhecer a qualidade microbiológica. Foram ainda verificados os rótulos, e os produtos, submetidos a uma prova de degustação", pode ler-se no portal da  Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

"Com base na informação dos rótulos, o estudo avaliou estes produtos do ponto de vista nutricional. Nos casos em que o teor em fibra não estava indicado, foi considerado ausente", esclarece.

Leia Também: Sim, é possível cultivar alho em casa. Saiba como pode fazê-lo

De forma global, "as sopas analisadas são ricas em nutrientes e contêm um baixo valor calórico - as de legumes variam entre 23 e 72 quilocalorias por 100 gramas, e as de cenoura, entre 28 e 42 kcal, valores reduzidos em qualquer dos casos. O teor em ácidos gordos saturados também é baixo. O mesmo se passa com a quantidade de sal adicionada", começa por indicar.

"Menos positivo é o teor em fibra (no máximo, 1,4%)", refere, mas sublinhando que "é possível aumentá-lo, adicionando leguminosas, como grão, feijão, ervilhas ou lentilhas. Estes alimentos fornecem ainda hidratos de carbono, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B".

Leia Também: A forma mais simples de saber se o açafrão é de boa qualidade

Ler artigo completo