O mundo vai enfrentar uma crise de fornecimento de eletricidade, afirma Elon Musk

1 mes atrás 36

Elon Musk trocou o X pelo palco da conferência Bosch Connected World e partilhou que o mundo enfrentará uma crise de fornecimento de eletricidade e transformadores elétricos no próximo ano.

Elon Musk

Na sessão de perguntas e respostas que encerrou a conferência Bosch Connected World, um evento dedicado à Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias, como computação, robótica e mobilidade, Elon Musk falou sobre carros autónomos e robôs humanoides, perspetivando o mercado para os próximos anos e, possivelmente, a ação da Tesla.

Para a cara da fabricante de carros elétricos, a computação de IA está a aumentar a um ritmo alucinante e, apesar de se esperar que desacelere, em algum momento, a rapidez é insana.

A corrida ao chip é maior do que qualquer corrida ao ouro que alguma vez existiu. [...] penso que estamos realmente à beira da maior revolução tecnológica que alguma vez existiu.

Disse Elon Musk, admitindo que estamos a viver tempos muito interessantes e que isto já o deixou "um pouco deprimido".

Eu pensava: "Bem, será que eles vão assumir o controlo? Seremos inúteis? Mas a forma como me reconciliei com esta questão foi: preferia estar vivo para ver o apocalipse da IA ou não? Pensei: "acho que gostava de ver isto. Não vai ser aborrecido".

Na perspetiva de Elon Musk, a IA vai mudar "profundamente" o mundo. Uma das vertentes mais significativas dessa mudança residirá na condução autónoma, na qual a Tesla está a trabalhar, bem como a Bosch.

Elon Musk e Tesla

Para Musk, depois dos chips, a próxima escassez será de eletricidade, pois não haverá eletricidade suficiente para fazer funcionar todos os chips. Para o empresário, esta realidade será conhecida no próximo ano.

O crescimento simultâneo dos carros elétricos e da IA, ambos a precisar de eletricidade, ambos a precisar de transformadores de tensão, está a criar uma enorme procura de equipamento elétrico e de produção de energia elétrica.

No caso de estar certo, Elon Musk reforça que é necessária uma quantidade abismal de energia limpa, proveniente de fontes diferentes.

Ler artigo completo