O novo carro da Autoeuropa já entrou na fase final de testes

3 semanas atrás 49

A próxima geração do Volkswagen T-Roc já está em testes. É um dos modelos mais importantes para a vendas da marca alemã na Europa.

O Volkswagen T-Roc não é apenas mais um modelo extenso portfólio da marca alemã. É um dos modelos da VW mais vendidos na Europa, um dos mais rentáveis e é também um produto «made in Portugal».

Como sabemos, é das linhas de produção da Autoeuropa, em Palmela, que sai a esmagadora maioria das unidades deste modelo. Por todos estes motivos, é um modelo sob o qual recai uma enorme responsabilidade.

Depois de ter recebido uma atualização há cerca de dois anos, o Volkswagen T-Roc vai receber uma geração totalmente nova nos próximos anos. Uma nova geração que já na fase final de testes dinâmicos. As imagens espia que acompanham este artigo foram captadas nos Alpes austríacos.

Volkswagen T-Roc fotos-espia - lateral© Razão Automóvel É nesta fase de testes que são definidos alguns dos parâmetros mais importantes como, por exemplo, o acerto de suspensões e o peso de todos os comandos (volante, caixa, pedais, etc).

Ainda que a dose de camuflagem seja elevada, com diversos elementos que nos tentam afastar do resultado final, já é possível apontar alguns detalhes sobre o novo modelo.

Em primeiro lugar, o formato da carroçaria não será muito diferente do modelo atual, ainda que as proporções pareçam um pouco mais generosas, principalmente em termos de largura. A plataforma continuará a ser a MQB mas numa versão mais evoluída, igual à que já conhecemos do Volkswagen Golf (geração 8.5).

Do ponto de vista estético as diferenças mais visíveis estão nas secções dianteira e traseira, que deverão integrar um visual mais aproximado ao novo Volkswagen Tiguan.

O sistema de iluminação será totalmente em LED, com a presença de uma barra horizontal entre os dois grupos óticos, tanto na frente como na traseira. Os para-choques também vão ter um novo desenho que, de acordo com as imagens, não parece ter nada a ver com a imagem oferecida pelos autocolantes da camuflagem.

No habitáculo, segundo as informações disponíveis, a imagem geral também será muito aproximada à do Tiguan, sendo que uma das maiores novidades será a presença de um monitor central de comando tátil com uma dimensão acima das 12″ servido pelo sistema de infotainment de última geração da Volkswagen.

Quando chega?

Apesar de ainda não existir uma confirmação oficial, está praticamente garantido que a nova geração do Volkswagen T-Roc continuará a ser produzida na Autoeuropa. É precisamente para receber a produção do novo Volkswagen T-Roc que a Volkswagen anunciou um investimento total superior a 600 milhões de euros na fábrica portuguesa.

Em termos de motorizações, a nova geração do T-Roc vai continuar a ter disponível motores de combustão, a gasolina e Diesel. Além destas, também vão passar a existir versões híbridas e, provavelmente, versões híbridas plug-in. A marca ainda não libertou informações oficiais sobre este modelo.

A entrada em comercialização do novo Volkswagen T-Roc também ainda não é oficial, mas tudo indica que deverá acontecer no início de 2026, com a entrada em produção prevista para o último trimestre de 2025.

Caso os planos da marca alemã não sofram alterações, este poderá ser um dos último modelos com motor de combustão da Volkswagen.

Sabe esta resposta?
Como se chama a versão da Volkswagen Multivan mais dedicada aos momentos de lazer?
Ler artigo completo