O primeiro Alfa Romeo português. À conversa com o criador do Alma Sprint

2 meses atrás 95

Este restomod fala português e no Auto Rádio desta semana falámos com o criador deste Alfa Romeo Sprint muito especial, o Alma Sprint.

Ao contrário de outros restomod mais exuberantes — e caros —, o Alma Sprint parece ser mais «terra a terra», mas não o é, de todo. Este projeto nacional mostra uma elevada atenção ao detalhe que escondem três anos de desenvolvimento e ainda mais de ambição.

É o que podemos descobrir no novo episódio do Auto Rádio um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt, que além de contar com o Miguel Dias e o Fernando Gomes, teve como convidado Rafael Soares, o criador do Sprint e fundador da Alma, sediada em Oliveira de Azeméis.

À conversa com Rafael Soares, ficámos a conhecer as origens e as ambições deste projeto, assim como a profundidade das modificações efetuadas ao Alfa Romeo Sprint. Uma conversa a não perder:

O Alfa Romeo Sprint talvez não fosse a escolha mais previsível para um projeto de restomodos mais antigos Giulia e Junior têm sido os preferidos. Aliás, o Sprint acaba por ser até um ilustre desconhecido, mas na sua base está um modelo histórico, o primeiro Alfa Romeo de tração dianteira, o Alfasud.

No Auto Rádio desta semana, que pode ver no vídeo acima, o Rafael Soares conta o porquê de ter escolhido o Sprint para este projeto de restomod, o primeiro com esta dimensão da Alma.

Ficamos também a saber tudo o que mudou no Sprint e foram mesmo muitas coisas. Desde o exterior ao interior, passando pelo chassis e pelo motor. Este último manteve a configuração de quatro cilindros boxer do modelo original, mas também não ficou incólume.

E apesar de não apresentar um valor escandaloso de potência — é até bastante modesto, para os dias de hoje —, convém realçar que o Alma Sprint não chega sequer aos 900 kg.

Alma Sprint Restomod traseira© Alma Mecânica A inspiração vem de um projeto da Alfa Romeo para o Grupo B: o Sprint 6C.

Preço em conta?

Este restomod nacional tem gerado bastante atenção, mesmo a nível internacional, não só pelo carro em si, mas também pelo preço. A maioria destes projetos «atira-se», no geral, para as várias centenas de milhares de euros. O Alma Sprint, por outro lado, fica-se pelas meia centena de milhar de euros, sem contar com impostos ou o modelo dador.

Não é um valor exagerado e depois de conhecermos tudo o que mudou, até acaba por ser um preço surpreendente. Para isso também deve contribuir o facto de não ser um modelo único (one off). O Alma Sprint será produzido em 20 unidades.

O interesse gerado lá fora já garantiu algumas reservas, mas ainda há unidades disponíveis. Se é um dos interessados, no Auto Rádio há mais detalhes sobre a aquisição do Sprint.

O futuro

O Alma Sprint parece que será o primeiro projeto de muitos. Ideias não faltam, como disse Rafael Soares no Auto Rádio e até desafiámo-lo a dizer qual seria o seu projeto de sonho e ficámos a conhecer dois. Ambos são Alfa Romeo, mas não podiam ser mais diferentes.

Alma Sprint Restomod motor© Alma Mecânica Motor Boxer de quatro cilindros do Alma Sprint.

A Alma, no entanto, não trabalha exclusivamente com Alfa Romeo. Um dos projetos individuais que têm de momento é um Renault 8 Gordini, que não podia ser mais diferente do Sprint. Fique a saber mais no Auto Rádio desta semana, que pode assistir no vídeo acima.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

Ler artigo completo