O programa de André Villas-Boas: futsal, feminino e a questão da Academia

8 meses atrás 51

No seguimento do discurso de apresentação oficial da candidatura à presidência do FC Porto, André Villas-Boas passou a revelar o seu programa e promessas eleitorais, no caso de ser eleito em abril deste ano.

«O nosso objetivo é manter o FC Porto como referência do futebol mundial a todos os níveis. Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar em detalhe os órgãos sociais que compõem a lista da candidatura, bem como as administrações. Na próxima semana, os presidentes da lista, que estão aqui presentes. Vamos fazê-lo com respeito e elevação pela época desportiva do FC Porto. 2024 tem de ficar marcado pela conquista do título de campeão nacional e não pela eleição do seu próximo presidente.»

«No programa desportivo, uma direção desportiva competente, experiente, estruturada, profissional e interventiva. Sendo este o coração da nossa instituição, é fundamental que reflita a grandeza e grau de exigência do clube. Uma direção de scouting capaz de identificar, filtrar e escolher de forma criteriosa o talento, planeando as equipas a curto, médio e longo prazo, seja na equipa sénior ou na formação, em todas as modalidades. Um modelo de gestão rigoroso, capaz de criar valor na equipa sénior e na formação. Um gabinete de performance que otimiza e potencia o talento, uma metodologia planificada, apoiada na exigência e criatividade, sem medo da emancipação precoce dos seus jogadores. Uma aposta séria no futebol feminino com o completar dos escalões em falta. Lançar as bases para a criação do futsal no clube, primeiro através da sua prática nos escalões inferiores e depois até à equipa sénior.»

Para além do anúncio da criação da Fundação FC Porto, André Villas Boas voltou ao assunto da Academia.

«Por fim, o centro de alto rendimento no Olival. Ainda há dias, veio o presidente da Maia dizer que o FC Porto terá de comprar o resto dos terrenos de construção da sua academia. O que acontece se um privado mal intencionado os comprar? E se um clube rival os comprar? Uma academia que foi promessa eleitoral em 2016 é hoje, oito anos depois, uma promessa eleitoral. Gostava de partilhar uma história. Há dois anos, quando nos lançámos para esta candidaturas, fizemos duas chamadas a proprietários de terrenos. Em duas chamadas, encontrámos o proprietário de um terreno a mil metros do atual centro de treinos do FC Porto. Em oito anos, o melhor que conseguimos fazer foi arranjar um na Maia? Durante as próximas semanas, vamos dar a conhecer o plano de arquitetura para este obra, bem como as imagens 3D, e discutiremos a projeção do custo e as possibilidades de financiamento. Tudo às claras e com a máxima transparência para com os sócios.»

Remuneração dos órgãos sociais

«Devemos adotar um portal de transparência assente em modelo de gestão aberto que proporcione aos sócios informação fidedigna e atual. Não temos medo nem vergonha de dizer com quem trabalhamos. Todos os negócios serão declarados no nosso portal de transparência. No que respeita à remuneração fixa da administração cortaremos em mais de 50% os encargos atuais e na variável será aplicado um teto máximo de 60% da remuneração fíxa. Finalmente, sabemos que no FC Porto existem colaboradores altamente competentes. Como nas grandes empresas todos devem estar envolvidos na remuneração variável. A estrutura do FC Porto deve ser um baluarte unido formado para a vitória.»

Os órgãos sociais que fazem parte da lista de candidatura de André Villas-Boas serão apresentados nos próximos dias, como o próprio reiterou dizendo que esses mesmos elementos estavam «presentes na sala» da Alfândega do Porto.

Portugal

André Villas-Boas

NomeLuís André Pina Cabral Villas-Boas

Nascimento/Idade1977-10-17(46 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Inglaterra

Inglaterra

FunçãoTreinador

 FC Porto x Barcelona

Ler artigo completo