O que acontece quando mergulhamos num livro?

8 meses atrás 233

Perdemo-nos na sua história, viajamos até ao passado e mesmo ao futuro, questionamos, refletimos, saboreamos. Tudo isso os livros nos dão. Emoções e conhecimento. Sobressalto e apaziguamento.

A Terra tem Sede. Guerra e paz nos reinos dos rios
Erik Orsenna
Temas e Debates

Erik Orsenna é escritor, economista, membro da Academia Francesa e especialista em desenvolvimento sustentável do ambiente, agricultura e economias emergentes. Particularmente preocupado com o futuro do planeta e da nossa espécie, iniciou, em 2006,
uma série de livros subordinados ao tema “Pequena súmula da mundialização”, na qual reflete sobre algumas das causas e consequências da sobre-exploração dos recursos ou a utilização errada e excessiva de métodos, técnicas ou fontes de alimentação e vida.

Adorando rios desde criança, e presidindo atualmente à associação internacional Iniciativas para o Futuro dos Grandes Rios, Orsenna segue o curso, a história e o estado, frequentemente deplorável, de 33 rios de todo o mundo, do Danúbio ao Amazonas, do Colorado ao Mekong, do Senegal ao Tigre e ao Tejo, e procura fazer a sua radiografia e a dos males que os afetam.

O sonho de Ulisses
José Enrique Ruiz-Domènec
Temas e Debates

Apesar de Portugal não ser um país mediterrânico, muito do que nos caracteriza tem a ver com esse mar a que os Romanos chamavam “Mare Nostrum”. A cultura mediterrânica, feita de muitas identidades, onde também há um Norte e um Sul, marca a História do mundo. Misturando os grandes eventos da História com feitos individuais, escritores e livros, intrigas políticas e geoestratégia, “O Sonho de Ulisses.

Mediterrâneo: da Guerra de Troia aos pequenos barcos de imigrantes” é, sobretudo, um grande fresco sobre o legado mediterrânico.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo