O que deve fazer para evitar os (temidos) pelos encravados

6 meses atrás 70

Já quase todas as pessoas foram obrigadas a lidar com pelos encravados. Parece um problema (quase) impossível de evitar, mas, na realidade, existem alguns hábitos que ajudam, explica Muneeb Shah, um dermatologista, citado no BestLife. 

Por exemplo, o especialista alerta que deve ter cuidado ao fazer a depilação e explica que, no geral, as máquinas de depilação elétricas causam muito menos irritação do que as máquinas de depilação tradicionais. Para além disso, aconselha a usar regularmente um "exfoliante de ácido glicólico".

Leia Também: Benefícios do óleo de rícino para o cabelo, as pestanas e a pele

Nada Elbuluk, outra dermatologista, concorda e diz que "manter a pele hidratada e esfoliada não só facilita a depilação, como também pode ajudar a remover a pele morta e os pelos que podem obstruir os folículos pilosos", evitando os pelos encravados. 

Claro, a dermatologista relembra ainda que "uma das piores coisas a fazer quando se tem um pelo encravado é continuar a fazer a depilação e a remover os pelos na região afetada". 

Quando faz a depilação com lâmina, a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos focada na prática clínica, aconselha "a lavagem da área com uma escova de dentes de cerdas macias e a aplicação de um pano húmido antes de começar". Deve também "evitar puxar a pele ao passar a lâmina, enxaguá-la depois de cada passagem e ir sempre na direção do crescimento do pelo.

Leia Também: Doze alimentos que são ricos em colagénio e 'amigos' da pele

Ler artigo completo