O que é o número VIN do automóvel e para que serve?

1 mes atrás 17

Há diversos indicadores que disponibilizam um conjunto de informação, mas que por vezes não sabemos o seu significado.  Sabia que o seu veículo tem um “Número de Identificação do Veículo”, também conhecido como VIN ou simplesmente número do Chassis?

Que informação nos dá este número VIN?

Como saber o histórico de um carro? O “Número de Identificação do Veículo” (VIN) pode ajudar. O número VIN de um veículo é um código alfanumérico que tem um total de 17 dígitos que permitem saber o historial de um carro.

Com este número é possível saber o número de quilómetros, o ano de produção e o mercado a que se destina o veículo, assim como o tipo de motor, o número de incidentes, ou até problemas de produção identificados pela marca.

A atribuição de um número VIN de um veículo por parte da fabricante é obrigatório para o mesmo poder circular.

Que informação podemos saber com o número VIN?

O número VIN está dividido em três partes distintas:

Primeiros 3 caracteres: WMI (World Manufacturer Identifier) – Identificação do construtor. Do 4 ao 11 caracter: encontra-se o DVS, que identifica as características do carro 4 - Contém um código que representa o peso e potência. 5-  Tipo da plataforma. 6 -  Modelo 7 - Carroçaria 8 - Motor (número de cilindros ou cilindrada). 9 - Código de confirmação da marca 10 - identifica o ano de produção 11 -  fábrica onde foi produzido. Últimos seis caracteres apelidam-se de VIS Servem para identificar e distinguir um veículo de todos os restantes

Usando este número do carro, há vários sites que permitem obter várias informações, como, por exemplo:

Informações sobre danos e colisões; Cronologia do veículo; Kms do veículo; Validação em bases de dados de veículos roubados; Dados técnicos.

O novo Documento Único Automóvel, também conhecido como DUA, veio substituir os documentos livrete e título de registo de propriedade. Este documento também identifica um veículo e permite circular nos países da União Europeia.

O DUA passou a ser emitido em suporte de cartão de policarbonato, com dimensões mais reduzidas, semelhantes às do Cartão de Cidadão em agosto de 2019.

O Documento Único Automóvel/certificado de matrícula é emitido quando:

compra um automóvel altera os dados do proprietário (se transfere a propriedade para outra pessoa ou empresa, ou se muda de morada ou sede) altera as características do automóvel (cor da pintura, perfil dos pneus) quer substituir os documentos livrete e título de registo de propriedade

Veja aqui como o pode ter no smartphone.

Ler artigo completo