O que já se sabe sobre o novo processador Snapdragon topo de gama

1 mes atrás 46

Quem segue o mercado dos processadores com alguma atenção, não ficará surpreendido com o rumor que aponta o lançamento do novo chip de topo da Qualcomm no grande evento anual desta empresa, agendado para outubro no Havai. O nome também não é segredo: Snapdragon 8 Gen 4, o substituto do atual Gen 3, usado por vários smartphones (e tablets) topo de gama com sistema operativo Android. É, por exemplo, o caso do Samsung Galaxy S24 Ultra, do Xiaomi 14 e do Asus Zenfone 11 Ultra.

Mas, se a informação de diferentes fontes estiver correta, até poderia fazer sentido mudar o nome do chip para Snapdragon 9. Isto porque espera-se que o novo chip da Qualcomm traga uma mudança importante a nível da arquitetura, algo que a empresa não fazia há quase dez anos. O novo Snapdragon deverá ser o primeiro com núcleos Oryon, com um design completamente personalizado. O que, a confirmar-se, marca uma mudança de estratégia da Qualcomm, que tem usado, como base, as arquiteturas da ARM, sobre as quais adiciona funções personalizadas. Nos Oryon, toda a arquitetura será da Qualcomm. Naturalmente, o conjunto de instruções continuará a ser ARM, mas a forma de processá-las será totalmente definida pela empresa norte-americana. Como, por exemplo, a Apple faz coma série de processadores A nos iPhone.

Espera-se que esta personalização permita otimizar o desempenho, nomeadamente no que diz respeito à execução de algoritmos de Inteligência Artificial. O que poderá significar que o Snapdragon 8 Gen 4 represente um salto de desempenho superior ao conseguido nas gerações anteriores.

Embora os detalhes técnicos ainda sejam escassos, especula-se que os núcleos possam alcançar velocidades de até 4,3 GHz, superando os 3,39 GHz do Snapdragon 8 Gen 3. Com a transição para um processo de fabrico de 3nm, espera-se que a Qualcomm tenha mais margem para melhorar o desempenho gráfico, aumentando o número de shaders.

Ler artigo completo